Capacitação

EPAMIG realiza curso de degustação de vinho no Sul de Minas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizará curso de degustação de vinhos em Lavras, Sul de Minas, no próximo dia 22


Publicado em: 09/11/2012 às 20:00hs

EPAMIG realiza curso de degustação de vinho no Sul de Minas

O curso, destinado aos consumidores em geral, abordará a história do vinho; os métodos de vinificação; harmonização; serviço do vinho; teoria da degustação e a prática.

Segundo a enóloga da EPAMIG, Marite Dal'Osto, o objetivo é iniciar as pessoas no mundo do vinho e da degustação, principalmente com relação ao vinho fino. "O curso faz com que as pessoas tenham condições de avaliar um vinho desde a hora da compra até a da harmonização com alguma refeição", explica. Os participantes poderão degustar quatro tipos de vinho e um espumante.

O curso terá início às 19h e a duração é de três horas. O valor da inscrição é de R$ 50,00 e as vagas são limitadas. Informações: (35)3821-6244 / lívia.alves@epamig.br / isabela.lavras@epamig.br

Confira algumas dicas de degustação:

Taça

Cuidado quando for lavá-la - resíduos de detergente interferem no gosto de qualquer vinho;

Você deve segurar pela haste, porque o corpo humano é quente e as mãos funcionam como um forninho se ficarem em contato com o vinho;

Use sempre taças de cristal - com elas os aromas e sabores são realçados;

Temos que girar a taça para que os aromas possam ser liberados.

Exame Visual


Visualizar a beleza da cor do vinho. É como peixe, carne, fruta: se tem algo errado com a cor, o produto não deve estar bom.

 Exame Olfativo 

Sentir os aromas, perceber se são bons, o que lembram a você (cada um tem sua sensibilidade e suas lembranças).

 O primeiro gole 

Beba uma pequena quantidade do vinho e deixe que passeie pela boca, afinal, em cada ponto da língua sentimos um sabor diferente. Lembre-se: nada de bochechos protuberantes.
 
Núcleo EPAMIG Uva e Vinho
 

Criado em 2005, o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho tem norteado as estratégias de pesquisa em vitivinicultura em Minas Gerais. Para apoiar as ações do Núcleo, a Fazenda Experimental de Caldas possui infraestrutura constituída por bancos de germoplasmas das principais variedades copa e de porta-enxertos de videira, áreas experimentais de manejo e condução da videira, unidade de enxertia tipo Omega e produção de mudas, modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, além da única vinícola experimental presente na região Sudeste do Brasil.