Publicado em: 26/02/2013 às 08:20hs
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizará, no próximo dia 08 de março, o primeiro curso sobre vinhos deste ano: “Iniciação ao Vinho e à Degustação”, que será realizado na Fazenda Experimental de Caldas, no Sul de Minas Gerais. O curso, ministrado pela enóloga do Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, Marite Carlin Dal'Osto, abordará temas, como: história do vinho, harmonização e degustação.
A enóloga explica que o objetivo é repassar aos participantes métodos para escolha e apreciação do vinho em diferentes ocasiões. "O curso faz com que as pessoas tenham condições de avaliar um vinho desde a hora da compra até a da harmonização com alguma refeição".
As vagas para o curso de “Iniciação ao Vinho e à Degustação” são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail fundecit@fundecit.org.br ou pelo telefone (31) 3468-8849. Serão realizadas oito edições durante o ano de 2013, sendo quatro cursos de “Iniciação ao Vinho e à Degustação” (nos meses de julho, setembro e novembro), dois cursos de viticultura (julho e novembro) e dois cursos básicos de produção de vinho tinto (julho/agosto) e, o último curso, de espumantes (dezembro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3735-1101 (Fazenda Experimental de Caldas) ou pelo e-mail: fecd@epamig.br
Para uma boa degustação
A enóloga Marite Dal'Osto antecipa algumas dicas que podem fazer diferença na apreciação de um vinho:
Taça
Ao servir um espumante resfrie a taça, ponha uma pequena quantidade, gire a taça, descarte o conteúdo e, então, sirva.
Exame visual
Visualize a beleza da cor do vinho. É como peixe, carne, fruta: se tem algo errado com a cor, o produto não deve estar bom.
Exame olfativo
Sinta os aromas, perceba se são bons, o que lembram a você (cada um tem sua sensibilidade e suas lembranças).
O primeiro gole
Beba uma pequena quantidade do vinho e deixe que ele passeie pela boca, afinal, em cada ponto da língua sentimos um sabor diferente. Lembre-se: nada de bochechos protuberantes.
“Iniciação ao Vinho e à Degustação”
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outras notícias