Publicado em: 07/08/2012 às 17:00hs
Treze membros da Associação dos Agricultores Familiares (AFAFD) e Sindicato de Produtores Rurais de Santa Bárbara participaram do curso, realizado em julho, na sede do sindicato, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara (ADESB).
A demanda foi detectada por meio do Projeto Terra Vida, desenvolvido junto à AFAFD há cerca de dois anos. A mobilizadora e diretora executiva da ADESB, Neide Maria da Silva, conta que era necessário preparar as lideranças para conduzir uma gestão compartilhada mais eficaz. “O objetivo foi fornecer subsídios para melhorar a liderança e o relacionamento dentro do grupo, fortalecendo as entidades”, explica.
A metodologia do curso inclui dinâmicas, jogos e trabalhos em grupo para estimular os participantes e considera que, para entender o outro, é necessário conhecer a si mesmo, propiciando, assim, um bom relacionamento interpessoal dentro das equipes. Aceitação do outro, importância da comunicação, autoestima e conceitos de empatia e assertividade também são pontos de destaque.
Segundo a instrutora e administradora de empresas Maria Tereza Gazzinelli Porto, o curso é direcionado para a mudança de atitude a partir de aspectos comportamentais e possibilita, principalmente aos líderes, aperfeiçoar o modo de gerenciar pessoas. “A liderança é muito importante para a formação de equipes”, destaca.
Os participantes também tiveram acesso a noções de cidadania e aspectos relacionados a segurança no trabalho, desenvolvimento sustentável, características da empresa rural e do agronegócio, postura profissional, motivação para o trabalho e administração de conflitos.
Fortalecimento do Turismo Rural
Também em parceria com o SENAR MINAS, a ADESB realizou o curso de Empreendedorismo do Turismo no Espaço Rural. Oito empreendedores de Santa Bárbara e Catas Altas que desenvolvem serviços na área rural, como pousadas, restaurantes e pesque-pague, foram capacitados para impulsionar o Turismo Rural na região.
Impactos socioeconômicos, ambientais e culturais, educação ambiental, uso racional de recursos e gerenciamento de um empreendimento foram alguns dos temas abordados no curso. Além disso, o trabalho de campo levou os participantes para visitar os principais pontos turísticos da zona rural de Santa Bárbara e diagnosticar seus pontos fortes e oportunidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias