Capacitação

Ensino a distância: PNDS será conteúdo de especialização em faculdade do Paraná

Oportunidade surgiu durante a participação da 40ª Expoingá


Publicado em: 08/06/2012 às 10:00hs

Ensino a distância: PNDS será conteúdo de especialização em faculdade do Paraná

Em parceria com o Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) será parte do conteúdo da graduação em gestão de agronegócios. Ministrado a distância, o conteúdo atingirá 58 campos do CESUMAR, segundo o coordenador do núcleo de educação à distância, Silvio Barczsz.

O curso de gestão do agronegócio visa atender o elo da comercialização, ou seja, buscar soluções para desenvolver o produto agrário. Para Silvio, a suinocultura pode ser beneficiada com a especialização destes profissionais que terão o PNDS como base de estudo. “Eu como gestor, acredito que os mitos da carne suína só vão desaparecer quando as informações sobre os seus benefícios chagarem a todos. A carne suína é a mais consumida no mundo e é preciso oferecer um espaço significativo para o produto nas salas de aula”.

A oportunidade para participação nos conteúdos da especialização surgiu durante a participação na 40ª Expoingá, feira agropecuária que apresenta a difusão de tecnologias nas áreas do agronegócio, comércio, indústria, que aconteceu de 10 a 20 de maio, na cidade de Maringá/PR. No evento, o PNDS realizou curso de cortes e palestras de resultados, em parceria com Associação Regional de Produtores de Suínos do Norte do Paraná (ASSUINAPR).

Na ocasião foram apresentados os objetivos do projeto, como atingir os 18kg per capta até 2015 e também as ações já desenvolvidas em outros estados, durante a palestra “PNDS um projeto de Sucesso”, ministrada pela médica-veterinária e gestora do PNDS, Anny Almeida. Segundo a gestora, a ação foi uma grande oportunidade de mostrar e aumentar os adeptos ao projeto. “As ações de divulgação reforçam o intuito do projeto que é contribuir para a suinocultura como um todo, lembrando-se dos três elos da cadeia produtiva. Fomos a Maringá para demostrar todos os benefícios e o desenvolvimento que o PNDS pode trazer para a suinocultura da região”, diz.

O consultor em cortes suínos, Cidmar Franchetti, que ministrou a capacitação em tecnologia de cortes suínos para cerca de 40 pessoas e acredita na qualificação como uma forma de atingir toda a família. “O treinamento foi muito proveitoso, pois levou aos profissionais, novidades em cortes especiais suínos além da desmistificação de preconceitos existentes na sociedade em relação à carne suína. O diferencial foi estar no meio de uma feira de agronegócios que move milhões de reais e que tem o mesmo foco do curso de cortes, de capacitar para desenvolver.” comenta.

Como parte da ação, os participantes puderam visitar a mini-granja no pavilhão do suíno e saborear um almoço à base de carne suína. Para o diretor de eventos da ASSUINAPR, Luiz Alfredo, que convidou o PNDS a estar na exposição, todas as formar de divulgar a carne suína são válidas para o seu desenvolvimento. “O objetivo de ter o projeto dentro da Expoingá é mostrar aos produtores de suínos a necessidade de trazer o PNDS para o estado do Paraná”, encerra.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias