Publicado em: 23/04/2012 às 12:20hs
Pela primeira vez o Curso DIACOM será ministrado no complexo de laboratórios do Núcleo Tecnológico de Sementes e Grãos Dr. Nilton Pereira da Costa, inaugurado no último dia 5 de abril, na Embrapa Soja, em Londrina (PR). A 56° edição do curso Diacom para Tetrazólio e Patologia de Sementes tem início na segunda-feira, 23 de abril e vai até sexta-feira, 27 de abril de 2012. O treinamento tem objetivo de apresentar uma tecnologia adequada para avaliação correta da qualidade das sementes de soja. Os pesquisadores da Embrapa Soja Ademir Assis Henning (coordenador) Francisco Krzyzanowski, Irineu Lorini e José de Barros França Neto ministram o curso para profissionais das áreas de produção e armazenagem, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes.
O Diagnóstico Completo (DIACOM) da Qualidade da Semente de Soja – é uma metodologia que combina testes de qualidade fisiológica e sanitária, que permitem conhecer em laboratório os problemas que comprometem o desempenho fisiológico da semente no campo. As informações fornecidas por estes dois testes permitem evitar o descarte de lotes e identificar os patógenos importantes para a qualidade da semente, permitindo a seleção de fungicidas adequados para o tratamento.
Os participantes do curso têm acesso a conhecimentos para realizar o teste de tetrazólio e patologia de sementes com qualidade e precisão. O teste de tetrazólio permite conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham. O teste de patologia de sementes, através do método do papel-de-filtro umedecido, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação.
Mais de 2.500 técnicos já foram treinados nas técnicas do teste de tetrazólio, de patologia, determinação de vigor em sementes de soja e em manejo integrado de pragas de grãos e sementes. O novo complexo de laboratórios vai atender a esta e a outras demandas em 700m2 de área construída. O espaço abriga os Laboratórios de Química e Biologia Molecular de Sementes; de Pós-colheita de Sementes e Grãos: de Patologia de Sementes e o Laboratório de Fisiologia e Tecnologia de Sementes.
Fonte: Embrapa Soja
◄ Leia outras notícias