Publicado em: 20/09/2012 às 12:30hs
Hugo Molinari, pesquisador da Embrapa Agroenergia, explica que o PCR em Tempo Real é uma ferramenta de análise de expressão gênica que pode ser aplicada em diversos estudos na área animal, vegetal e de microrganismos. Na área animal, por exemplo, pode ser usado em diagnósticos de várias doenças. Na área vegetal, essa técnica é muito útil na análise do perfil de expressão de genes de importância agrícola, ou mesmo para obter informações relevantes em questões fundamentais, como no desenvolvimento vegetal, tolerância a estresses abióticos, entre outras questões.
A Embrapa Agroenergia, atualmente, utiliza essa técnica como ferramenta em análises de expressão de genes relacionados com tolerância à seca, senescência foliar e modificação da parede celular de plantas, como da cana-de-açúcar. Em relação aos microrganismos, é utilizada para a análise da expressão de genes relacionados ao metabolismo de açúcares em leveduras e de enzimas hidrolíticas em fungos filamentosos.
No primeiro dia de curso, serão abordados conceitos relacionados à estrutura do DNA, ao PCR convencional e em Tempo Real e suas aplicações, além do manuseio de software específico para qPCR. Hugo diferencia o PCR convencional do em Tempo Real. O convencional não apresenta valores quantitativos, por isso foi desenvolvido o PCR em tempo real. As características relevantes do PCR em tempo real são rapidez, especificidade, sensibilidade e possibilidade de quantificação.
Durante a prática, que acontece no segundo dia, os participantes poderão fazer as análises de PCR utilizando equipamento específico. Também está programada preparação de placas para reação de amplificação RT-qPCR utilizando o corante SYBR, análise dos resultados e discussões focadas na construção de curva padrão, controles de reações e aplicações da técnica de PCR em Tempo Real.
O horário do curso é das 9 às 16 horas, com carga horária total de 12 horas. Será fornecido certificado aos alunos que participarem das atividades dos dois dias. Os interessados podem fazer a inscrição pelo email: rayane.oliveira@colaborador.embrapa.br. Mais informações podem ser obtidas com o pesquisador, Hugo Molinari, pelo telefone (61) 3448.2307.
A Embrapa Agroenergia está localizada no Parque Estação Biológica no final da Av. W3 Norte, em Brasília (DF).
Fonte: Embrapa Agroenergia
◄ Leia outras notícias