Capacitação

Embrapa promove curso de aspiração folicular em bovinos

Cinco médicos veterinários de diferentes estados brasileiros participam da capacitação


Publicado em: 20/09/2012 às 14:40hs

Embrapa promove curso de aspiração folicular em bovinos

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa realiza durante esta semana (17 a 20/09), o curso "Aspiração folicular em bovinos". O evento é coordenado pela pesquisadora Margot Dode e acontece nos laboratórios do Campo Experimental Fazenda Sucupira da Embrapa, em Brasília-DF. Estão sendo capacitados cinco médicos veterinários da iniciativa privada, representando os estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso e Goiás.

A aspiração folicular é uma ferramenta essencial à produção in vitro de embriões bovinos (PIVE), já que permite obter, recuperar e classificar os óvulos. O Brasil é hoje o maior produtor de embriões bovinos in vitro do mundo, representando mais de 80% do mercado mundial e a equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia entende que contribuir continuamente na capacitação destes profissionais, é um modo de colaborar na difusão desta tecnologia no país e para a inserção de recursos humanos mais qualificados  neste mercado; complementa a pesquisadora.

Associada à ultrassonografia, tem sido a melhor opção para a seleção e recuperação de óvulos bovinos há mais de uma década e, por isso, já garantiu o seu lugar de destaque no avanço da biotecnologia animal no Brasil.

A primeira técnica de reprodução animal assistida utilizada no país foi a de inseminação artificial para incrementar a multiplicação de machos de valor genético superior. Depois, foram introduzidas novas biotécnicas voltadas a fêmeas superiores, como os tratamentos de ovulações múltiplas, recuperação e transferência de embriões (MOET ou Multiple Ovulation and Embryo Transfer) e a criopreservação de embriões. A partir da década de 1990, a aspiração folicular ovariana (OPU ou Ovum Pick-up), guiada por ultrassonografia e associada à produção in vitro de embriões (PIVE), vem ganhando crescente espaço na bovinocultura nacional.       

Dode explica que a OPU tem se mostrado a melhor opção para obter óvulos de fêmeas bovinas, viabilizando a PIVE. A técnica consiste na aspiração transvaginal dos folículos ovarianos com auxílio de ultrassom e permite resgatar óvulos viáveis em coletas repetidas de novilhas, vacas vazias, gestantes (em determinado período) e até mesmo em fêmeas com certas limitações reprodutivas.

Uma das características que contribui para o Brasil se destacar na utilização das tecnologias OPU/PIVE no mundo é o fato de o rebanho nacional ser majoritariamente constituído por fêmeas zebuínas (Bos taurus indicus), que geralmente apresentam um maior número de óvulos recuperados quando comparadas às de raças européias (Bos taurus taurus).

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias