Capacitação

Embrapa capacita multiplicadores do Plano ABC em Mato Grosso

Começou nesta segunda-feira, dia 20, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT) a Capacitação de Multiplicadores do Plano ABC


Publicado em: 21/08/2012 às 14:00hs

Embrapa capacita multiplicadores do Plano ABC em Mato Grosso

O curso terá duração de três dias e será complementado com a Capacitação Continuada de Técnicos em iLPF, que terá início na tarde de quarta-feira, também no Centro de Pesquisa da Embrapa.

O Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) é um projeto do governo federal que visa reduzir as emissões de carbono no setor agropecuário, como forma de cumprir os compromissos assumidos pelo país na Conferência do Clima da ONU (COP 15). O Plano está baseado em algumas tecnologias como a integração lavoura-pecuária-floresta, o plantio direto, a recuperação de pastagens degradadas, a fixação biológica de nitrogênio, as florestas plantadas e tratamento de resíduos animais.

Nesta capacitação, os técnicos, extensionistas, projetistas e estudantes que participam estão aprendendo um pouco mais sobre cada uma destas tecnologias. Além disso, uma palestra sobre estratégias para elaboração de projetos vai esclarecer um pouco mais sobre esta fase importante do processo, uma vez que uma linha de crédito foi criada exclusivamente para atender ao Plano ABC: o Programa ABC.

iLPF

Na tarde de quarta-feira, terá início o primeiro módulo da Capacitação Continuada de Técnicos em iLPF em Mato Grosso. O curso será complementar à Capacitação do Plano ABC e aprofundará ainda mais na integração lavoura-pecuária-floresta.

Ao longo dos três dias de atividades serão realizados painéis técnicos sobre a atividade pecuária em iLPF, manejo de culturas anuais em iLPF e espécies florestais em iLPF. Em todos estes painéis haverá espaço para discussão e debate. Além disso, este módulo contará com visitas a campo em experimentos de integração de sistemas dentro do campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril.

As capacitações ocorrem das 8h às 17h e são promovidas pela Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias