Publicado em: 22/05/2012 às 17:30hs
Já estão abertas as inscrições para o 9º Curso de Micropropagação de Plantas, promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O treinamento vai acontecer de 16 a 20 de julho e tem 30 vagas para pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.
Coordenado pelos pesquisadores Janay Almeida dos Santos-Serejo, Tatiana Góes Junghans e Antônio da Silva Souza, o curso vai oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção em larga escala de mudas de diferentes espécies de importância econômica. “O conteúdo é atualizado a cada ano de forma a proporcionar uma visão mais ampla sobre as oportunidades e desafios da utilização da técnica de micropropagação, tanto para pesquisa quanto para fins comercias”, explica Janay dos Santos-Serejo.
Por permitir a reprodução rápida de plantas com características superiores e com condições genética e sanitária garantidas, a micropropagação (ou propagação vegetativa in vitro) é a técnica de cultura de tecidos que tem maior impacto na agricultura.
O treinamento vai orientar os participantes desde os aspectos técnicos da micropropagação de abacaxi, banana, bromélia, orquídea e mandioca até a organização e implantação de um laboratório de cultura de tecidos, os custos e a otimização de uma biofábrica. Os instrutores são pesquisadores, analistas e assistentes da Embrapa, professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e técnicos da Campo Biotecnologia Vegetal.
Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura
◄ Leia outras notícias