Capacitação

Emater/RS-Ascar capacita técnicos na área do leite

A Emater/RS-Ascar realizou, nos dias 04 e 05 de julho, treinamento na área do leite para profissionais do seu quadro funcional


Publicado em: 11/07/2012 às 19:10hs

Emater/RS-Ascar capacita técnicos na área do leite

Participaram 15 extensionistas, entre técnicos, médicos veterinários e engenheiros agrônomos, integrantes do Coletivo Temático do Leite. Este é o terceiro encontro de capacitação realizado neste ano.

Na oportunidade, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Carlos Bondan, palestrou sobre biologia da lactação e qualidade do leite. Bondan destacou a importância da parceria entre a Emater/RS-Ascar e a UPF. “É uma troca de experiências, um trabalho conjunto, a Emater apresenta o trabalho de extensão no campo e a UPF realiza as pesquisas nos laboratórios”.

O representante da Intermaq Sistemas de Ordenha, Osmar Redin, falou sobre a utilização correta dos equipamentos de ordenha. Quanto aos cuidados fundamentais para garantir a qualidade do leite, Redin explica que é necessário atentar a todo o processo, desde instalação e regulagem das máquinas até a manipulação e higienização dos equipamentos. “Quando estes fatores não são bem ajustados, pode acontecer a contaminação do leite, no momento em que ele passa pelo equipamento”, explicou.

O objetivo do treinamento, de acordo com o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Jorge Buffon, é continuar qualificando e atualizando os participantes do Coletivo do Leite. “Esses colegas que participam das capacitações se tornam agentes que vão difundir o conhecimento adquirido para os demais colegas, que também trabalham com leite nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar”, avalia. Opinião compartilhada pelo o supervisor microrregional, Oriberto Adami, que coordena o Coletivo Temático do Leite. “Trabalhar por meio de um Coletivo Temático é uma das melhores formas de garantir que o conhecimento chegue de forma ágil, simples e eficiente ao produtor. Os participantes dos cursos tornam-se multiplicadores do conhecimento, e a parceria com instituições de ensino só valida esse processo”, explica.

A capacitação foi realizada pela Emater/RS-Ascar, com apoio da UPF e Intermaq Sistemas de Ordenha.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias