Capacitação

Emater na Semana do Fazendeiro

Um período movimentado para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Viçosa, na Zona da Mata mineira


Publicado em: 10/07/2012 às 18:50hs

Emater na Semana do Fazendeiro

É o que promete a 83ª Semana do Fazendeiro, evento promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), que terá inicio em 07/07 e terminará no dia 13/07. Como parte da programação e em parceria com a instituição federal de ensino e prefeituras da regional Viçosa, a Emater-MG coordenará a 4ª Semana da Juventude Rural, o 1º Workshop da Mulher Rural, e mais 32 cursos que serão ofertados ao público interessado.

Segundo a coordenadora regional de Bem-estar Social da Emater-MG, Margareth  do Carmo Cruz, a  4ª Semana da Juventude Rural reunirá 250 jovens rurais participantes do Projeto Transformar das regionais Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu, Muriaé e Cataguases. “São jovens que já passaram por oito horas de capacitação e agora iniciarão uma segunda etapa, participando de oficinais ministradas com a contribuição de professores de diversos departamentos da UFV”,  explica Margareth. A proposta, de acordo a extensionista,  é estimular estes filhos e filhas de agricultores a conhecerem novas tecnologias e outras realidades além  do campo, melhorando  as atividades que desenvolvem no meio onde vivem. Outra ideia é estimular também entre estes jovens, o trabalho em comunidade, segundo Margareth. 

Cada departamento da UFV envolvido abordará temas específicos da área, de acordo a coordenadora. O de Medicina falará para os jovens sobre saúde, drogas e sexualidade no campo. Arquitetura e Urbanismo, planejamento do terreno e habitação rural. Engenharia Civil abordará desde a construção de galpões, fabrição de tijos solo-cimento, saneamento ecológico e utilização de GPS, a práticas de nivelamento de terreiros de secagem de grãos; enquanto a Engenharia Agrícola discorrerá sobre armazenamento de produtos agrícolas, captação e uso de água na propriedade, energia renovável, ambiência animal e vegetal. E finalmente o departamento de  Economia Rural ensinará como trabalhar na construção de projetos.

Já para o 1º Workshop da Mulher Rural, a Emater-MG preparou uma agenda para a tarde do dia 10/07 (a partir das 14h, no Campus da UFV, no Auditório Fernando Sabino),  que inclui palestras e debates sobre o papel do gênero feminino na educação, nas atividades rurais em geral e com destaque,  na produção cafeeira, segundo Margareth. “Na verdade serão abordagens interativas, com a participação das mulheres”, pontua, acrescentando que estarão presentes 300 mulheres de 12 municípios da Regional Viçosa.  Além da UFV, as prefeituras destes municípios também são parceiras na iniciativa.

Os 32 cursos que a Emater-MG estará ofertando na Semana do Fazendeiro é outra grande oportunidade para reciclar produtores rurais em diversas atividades afins. Entre eles, consta o de processamento de alimentos como leite, frutas e legumes. Quem participar, aprenderá mais sobre as boas práticas de fabricação desses alimentos, cuidados indispensáveis para agregar valor ao produto. A lista inclui ainda, cursos sobre  a Cultura de café;  Meio ambiente; Produção de alimentos orgânicos; Tratamento de afluentes; e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF),  com destaque para o Seminário Sobre o Plano e o Programa de Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), no dia 09/07 e o Dia de Campo de encerramento do 5º Circuito Zona da Mata de ILPF,  na tarde do dia  10/07.

Além da técnica de Bem-estar Social,  Margareth do Carmo Cruz, a participação da Emater-MG na 83ª Semana do Fazendeiro está sendo organizada pelos coordenadores regionais Rogério Jacinto Gomes e Marcelo Caio Libâneo Teixeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

◄ Leia outras notícias