Capacitação

Em Viçosa, curso do SENAR ensina como preparar e apresentar animais em pista

Realizado em um sítio nas proximidades do bairro Violeira, de terça-feira (03) a sábado (07), o curso aliou teoria e prática em 40 horas


Publicado em: 11/07/2012 às 13:50hs

Em Viçosa, curso do SENAR ensina como preparar e apresentar animais em pista

Com o intuito de fornecer orientações para o aperfeiçoamento de técnicas de preparação de equídeos para apresentação em pista, o SENAR MINAS ofereceu capacitação para dez produtores rurais e estudantes de Zootecnia e Veterinária de Viçosa. Realizado em um sítio nas proximidades do bairro Violeira, de terça-feira (03) a sábado (07), o curso aliou teoria e prática em 40 horas.

O estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, Cristian Silva Teixeira, é filho de produtor rural e já atua no ramo. Foi ele que reuniu outros interessados para participar do curso do SENAR. “Sempre gostei de trabalhar com animais. É bom se manter informado sobre como adequá-los corretamente para concursos de marcha”, conta. Também em busca de atualização, o produtor rural Dilson Valente disse que o curso ajuda a corrigir os erros e melhorar as técnicas que já conhece.

Segundo o instrutor Marco Antônio Chave, o mercado de apresentação é muito bem avaliado, onde os peões têm os melhores salários. “Os haras estão à procura de profissionais especializados, e o curso do SENAR é ótimo para aperfeiçoamento”, avalia. O técnico em Equideocultura também explica que o trabalho de preparação do animal para pistas de julgamento é mais refinado. A doma é baseada em técnicas de fisioterapia e massagem que induzem o equídeo a flexionar pescoço, cabeça e corpo.

O curso abordou os seguintes pontos: identificação das partes do corpo do animal; encabrestamento; técnicas de flexionamento de pescoço e cabeça; retirada da contenção e flexionamento do corpo; condicionamento do animal no andamento e treinamento do potro ao passo; treinamento em estática; andamento do animal na pista; condicionamento do animal em balizas; apresentação de Marcha no Contorno do Triângulo; técnicas de apresentação, regulamentos e conceitos de avaliação; postura natural da Equitação; apresentação na pista de julgamento, conduta profissional e segurança no trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias