Publicado em: 12/04/2012 às 12:30hs
Em parceria com a Academia do Café, a UFLA segue na promoção de cursos para esta certificação que é uma das mais importantes e com reconhecimento internacional no desenvolvimento dos cafés especiais. Dando continuidade a série de treinamentos programados para este ano na Universidade Federal de Lavras, terá início no próximo dia 14 de maio a segunda turma de treinamento e exame Q Grader, com aulas no Pólo de Tecnologia em Qualidade do Café – CEPECAFÉ/UFLA.
Com a elevada demanda por cafés especiais e a necessidade de transparência em todo o processo das transações comerciais, o conhecimento profundo das características presentes em cada bebida é fundamental para suas avaliações.
O Brasil atualmente conta com apenas 75 Q Graders, enquanto que países como a Colômbia por exemplo, já conta com 88 profissionais certificados e a Coréia do Sul com 271. Existem atualmente, mais de 1.000 licenciados Q Graders em todo o mundo. No primeiro curso, em fevereiro deste ano, promovido por esta parceria, 23 profissionais foram aprovados.
Atualmente os principais concursos de qualidade de café e os inúmeros lotes que circulam pelo mundo, tem a participação quase obrigatória de profissionais licenciados como Q Grader.
O que é a Certificação Q Grader?
É o programa de certificação de profissionais classificadores e degustadores de café no mundo através do Q Grader System.
O Exame Q Grader foi desenvolvido pelo CQI (Coffee Quality Institute), com base na metodologia da SCAA (Specialty Coffee American Association) e confere ao degustador certificado a chancela e a credibilidade para avaliar cafés do mundo inteiro. O foco de trabalho do Q Grader éem comércio de cafés com qualidade certificada.O profissional aprende a avaliar 36 diferentes origens como Etiópia, Kenya, Indonésia, Colômbia, Guatemala, Brasil, entre outras.
Essa certificação internacional, utiliza referências de características sensoriais e defeitos da bebida, baseados em um mesmo critério de avaliação mundial.
A formação de um Q Grader (título que pode ser traduzido comoAvaliador Q, onde Q é de Qualidade) abrange conhecimento de todas as etapas de produçãodo café. Os candidatos devem passar por rigorosos exames, que tem a duração de 5 dias para ganhar a sua certificação.Como é o Exame Q Grader?
O curso é composto de 22 seções sobre assuntos relacionados com café, como a classificação, identificação de torra, habilidades sensoriais e triangulação sensorial.
O exame é composto pelos seguintes itens: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de Triangulação, teste de ácidos orgânicos, identificação de amostras de torras, café verde, teste de torra e testes de xícaras (sensorial).
Para aqueles que gostariam de ir se adiantando nos estudos, a SCAA recomenda alguns materiais para estudo em seu site www.scaa.org
Aqueles que são aprovados no Curso de Certificação Q Grader estão autorizados a usar o logotipo Q e a nomenclatura "Licensed Q Grader" como crédito profissional.
Público alvo: produtores, baristas, degustadores, profissionais de empresas de exportação/importação de café, profissionais ligados a área, estudantes, entre outros.
Instrutores:
Marty Curtis, licenciado pelo Coffee Quality Institute, ministra, há mais de 20 anos, cursos de Cupping da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) e Q Graders em mais de 10 países e trabalha no ramo de café há mais de 34 anos.
Bruno Souza, presidente da Beccor e diretor da Academia do Café, será o instrutor assistente Q Grader, e tradutor do curso.
Coordenação:profª Rosemary Gualberto Pereira/UFLA
Investimento
Informações e inscrições:
academiadocafe@gmail.com
(31) 3223-8565 e (31) 9296-6716
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFLA
◄ Leia outras notícias