Capacitação

Econet Editora Anuncia 2º Fórum Reforma Tributária com Enfoque no Agronegócio

O evento, voltado para profissionais da contabilidade e direito tributário, bem como gestores financeiros, C-Level, empresários e demais interessados, tem inscrições gratuitas já disponíveis


Publicado em: 07/06/2024 às 10:00hs

Econet Editora Anuncia 2º Fórum Reforma Tributária com Enfoque no Agronegócio

A Econet Editora está organizando a segunda edição do Fórum Reforma Tributária - Agronegócio, que ocorrerá no dia 13 de junho, presencialmente, em Curitiba. O evento, voltado para profissionais da contabilidade e direito tributário, bem como gestores financeiros, C-Level, empresários e demais interessados, tem inscrições gratuitas já disponíveis.

Contexto da Reforma

Com expectativas sobre a definição dos grupos de trabalho para a regulamentação da Reforma Tributária, a qual visa simplificar o sistema tributário brasileiro, o evento buscará discutir as mudanças propostas. Entre as principais alterações está a substituição de impostos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto de Valor Agregado Dual, conhecido como IVA Dual. O objetivo é modernizar o sistema, impulsionando a economia e promovendo a competitividade empresarial.

Abordagem no Evento

Durante o fórum, especialistas em legislação fiscal e tributária apresentarão painéis e palestras abordando os impactos da reforma tributária, especialmente no setor do agronegócio. Haverá espaço para perguntas, visando esclarecer dúvidas dos participantes.

Perspectivas para o Agronegócio

O agronegócio, responsável por cerca de 25% do PIB nacional, está atento às discussões sobre as leis complementares à Reforma Tributária. Estas definirão, inclusive, as alíquotas aplicadas no consumo de produtos agropecuários.

Juliano Garrett, diretor federal da Econet Editora, destaca que o novo sistema tributário traz pontos favoráveis para o agronegócio, como limites de isenção para produtores rurais e alíquotas reduzidas para alimentos e insumos agropecuários. Contudo, ressalta que as leis complementares serão determinantes para definir os detalhes e impactos específicos no setor.

Além disso, a Reforma Tributária traz benefícios adicionais para as cooperativas e prevê um tratamento diferenciado para o setor de biocombustíveis em comparação com os combustíveis fósseis, o que será discutido nas leis complementares.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias