Publicado em: 02/03/2012 às 11:40hs
Os próximos cursos serão realizados no povoado de Cajazeira, no dia 19 e 20 deste mês, e na comunidade da Pratinha, na propriedade de Raimundo Solon, no dia 16 e 17 de abril.
A capacitação, que tem o objetivo de conscientizar as unidades familiares do município, quanto à importância do armazenamento de alimentos para os animais, já foi oferecida no dia 05 de fevereiro, na comunidade Lagoa de Tonhá, em Iraquara, a 465 quilômetros de Salvador. Por este motivo, agricultores familiares de outras comunidades procuraram a EBDA para também serem capacitados.
Segundo o biólogo e instrutor voluntário do curso, Jorge Paulo de Miranda, a silagem é um processo planejado para se conservar alimentos, para serem usados durante o período de estiagem, quando existe escassez de pastagens. “As reservas alimentares estratégicas podem ser feitas através do armazenamento e conservação de alimentos, com técnicas apropriadas”, explicou Miranda.
O engenheiro agrônomo da EBDA Jessé Moreira, que organizou os cursos, disse que, desde maio de 2011, a empresa promove este tipo de curso para os agricultores da região, visando melhorar as condições de criação de animais na região.
O armazenamento de forragens é importante, principalmente nas regiões onde a seca é comum na maior parte do ano, pois é nesta época que os animais sofrem estresse alimentar e começam a perder peso corporal e diminuir a produção de leite e carne. “Tem chovido muito pouco nos últimos meses. Nós ficamos preocupados e pedimos esse curso para a EBDA, pois a gente precisava guardar alimento para nossos animais, na época da seca”, disse o agricultor familiar, Jadson Neves, do povoado Cajazeiras.
Fonte: EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
◄ Leia outras notícias