Publicado em: 16/02/2012 às 19:30hs
Produtores de todas as regiões de Santa Catarina terão acesso à formação e profissionalização no meio rural sem precisar sair de casa. São treinamentos em qualidade de vida, empreendedorismo e gestão de negócios, inclusão digital e escola do pensamento agropecuário.
O ensino a distância do Senar, criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é uma modalidade de ensino-aprendizagem, em que o participante e o tutor estão separados espacial e temporalmente. Ou seja, o participante determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser necessariamente o mesmo do tutor, o que permite uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade presencial.
O Senar/SC orienta às famílias rurais que aproveitem a oportunidade de melhorar a gestão das propriedades para garantir a rentabilidade dos seus negócios e a sustentabilidade do meio ambiente.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, explica que para participar dos cursos, o produtor rural precisa apenas ter acesso à internet. Poderá estudar a qualquer momento, escolhendo o melhor horário e local para a realização dos estudos.
INCLUSÃO DIGITAL
O programa Inclusão Digital tem por objetivo oferecer às pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessar a internet e buscar as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de seus negócios. São seis cursos: primeiros passos no canal do produtor; primeiros passos na informática; primeiros passos no word; primeiros passos no excel; primeiros passos no e-mail e primeiros passos na internet.
QUALIDADE DE VIDA
O programa qualidade de vida contribui para melhorar o dia a dia das pessoas do meio rural. inclui a capacitação saúde rural que apresenta informações sobre a prevenção, redução e neutralização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, promovendo a saúde no campo.
ESCOLA DO PENSAMENTO AGROPECUÁRIO
Neste programa, o produtor pode escolher o curso que mais lhe interessa, entre meio ambiente; abastecimento e renda; trabalho decente; educação e qualificação profissional; pobreza rural e direito de propriedade. Assim que conclui um dos cursos, o produtor pode se matricular em outro e, assim, sucessivamente.
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE NEGÓCIOS
Este programa visa a melhoria da gestão da propriedade rural, contribuindo para a geração de renda e melhor qualidade de vida das famílias rurais, além de fortalecer o agronegócio brasileiro. Oferece três cursos: Negócio Certo Rural, voltado para a definição da ideia de negócio, a análise da viabilidade, a gestão e o relacionamento do negócio com o mercado, Trabalhador Empreendedor, voltado à identificação das características, competências e habilidades empreendedoras para as pessoas do meio rural otimizarem seus negócios na propriedade rural, e o curso Com licença vou à Luta, voltado para as mulheres, visando o empreendedorismo, a liderança e a gestão eficiente de seus negócios agropecuários.
As inscrições para os cursos podem ser feitas no site www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar. O produtor só precisa escolher de qual quer participar.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias