Publicado em: 20/03/2012 às 08:20hs
Crescimento recorde de 106% nos investimentos (12,2 milhões de reais) permitiu ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/SC – ampliar em 87,8% a qualificação profissional dos recursos humanos, beneficiando 156.000 pessoas em 2011. O Sescoop é vinculado a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc),
Os números do relatório de 2011 foram apresentados pelo presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Marcos Antônio Zordan, e pelo superintendente Geci Pungan, nesta semana.
Desde a constituição do Sescoop, em 1999, as próprias cooperativas atuam na execução de atividades de capacitação e promoção social, possibilitando um desempenho altamente eficiente em que, em média 95% dos recursos são aplicados diretamente em favor dos beneficiários – colaboradores, associados e dirigentes de cooperativas e comunidades – restando 5% para o custo interno.
Os programas permitem inúmeras atividades de capacitação, cursos, treinamentos, eventos voltados à segurança no trabalho, saúde, cooperativismo, gestão de cooperativas e meio ambiente.
Os investimentos mais expressivos concentraram-se na categoria “atividades delegadas“, através da qual foram treinadas 136.625 pessoas em 1.134 eventos, que exigiram desembolso da ordem de 6,1 milhões de reais. Foram desenvolvidas parcerias com 47 cooperativas, entre elas, três Centrais e duas Federações, o que permitiu atender mais de 160 integrantes do sistema cooperativista catarinense.
Os eventos realizados no contexto deste programa são eminentemente de capacitação dos colaboradores em diversas áreas. Cerca de 15% a 20% das ações realizadas são voltadas à promoção social, contemplando os aspectos de segurança no trabalho, saúde, meio ambiente e educação cooperativista.
O Sescoop investiu 3,6 milhões de reais para sustentar o programa de auxílio à educação que consiste no apoio aos colaboradores de cooperativas para a formação tecnológica, universitária e de pós-graduação: trata-se de um subsídio de 50% das mensalidades que beneficiou 2.828 estudantes matriculados em 212 cursos.
Durante o ano foram promovidos 35 eventos de capacitação centralizada com 960 participantes e um desembolso de 782,8 mil reais. Este programa destina-se ao atendimento a todas as cooperativas, independentemente do ramo, em cursos e treinamentos em temas comuns, como questões tributárias, trabalhistas, previdenciárias, de gestão e cursos específicos a Conselheiros Fiscais. Em 2011 os eventos foram realizados em Florianópolis, Chapecó, Joaçaba e Araranguá, cabendo às cooperativas participantes o pagamento de uma taxa simbólica. O Sescoop suportou os custos com instrutores, refeições, lanches, pernoites etc.
EXPANSÃO
Uma das prioridades do Sescoop foi a expansão de quatro subprogramas de promoção social centralizada: Mulheres Cooperativistas Catarinenses, Jovens Lideranças Cooperativistas, Jovem Aprendiz e Cooper Jovem. Nessa área foram realizados 27 eventos com 14.533 participantes mediante investimentos de 1,5 milhão de reais.
O primeiro programa envolve as mulheres ligadas a cooperativas. O Jovem Lideranças Cooperativistas compreende curso de 290 horas/aula que aborda aspectos de cooperativismo, cidadania, gestão de negócios, administração e elaboração de projetos. O programa Jovem Aprendiz envolve o cumprimento da Lei 10.097/2000 que estabelece a obrigatoriedade das empresas contratarem aprendizes e proporcionar-lhes cursos profissionalizantes. Finalmente o CooperJovem realiza-se com parceria de cooperativas interessadas e escolas estaduais e municipais de sua área de atuação.
O Sescoop contribui com a capacitação dos professores das escolas participantes e todos os materiais destinados às crianças inseridas no programa. Em 2011 participaram 19 cooperativas, presentes em 39 municípios, compreendendo 55 escolas. Foram capacitados 490 professores que prestaram orientação a 13.047 crianças de 6 a 14 anos de idade.
Foram aplicados 194 mil reais no monitoramento e desenvolvimento de cooperativas. Essa atividade consiste no acompanhamento de sociedades cooperativas que permanecem economicamente subdesenvolvidas. As auditorias são voltadas aos aspectos sociais, econômicos, financeiros, tributários e de orientação objetivando evitar riscos de passivos ou de descumprimento da filosofia cooperativista, como definido no Programa Nacional de Autogestão.
O sistema analisa dados dos balancetes mensais de cooperativas de grande porte, visando o acompanhamento de 39 indicadores econômicos, financeiros e operacionais como sistema preventivo de eventuais crises e/ou deficiências decorrentes de má gestão.
RESULTADOS VITORIOSOS
O presidente Zordan, que encerra seu primeiro mandato neste ano, realça que foram investidos 27,1 milhões de reais no quadriênio em que comandou a Ocesc/Sescoop (2008-2011). Nesse período foram atendidas 383.171 pessoas em 3.688 eventos. A capacitação atingiu as áreas operacionais, administrativas, de finanças, planejamento estratégico e questões de ordem legal.
Foram concedidas mais de 3.600 bolsas de estudos a colaboradores de cooperativas, dentre os quais, mais de 400 concluíram cursos universitários. Treze mil crianças tiveram acesso à filosofia da cooperação, cooperativismo, cidadania, meio ambiente e relações humanas. Mais de 1.000 mulheres passaram a ocupar espaço nas cooperativas.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias