Capacitação

Cursos na Superagro 2012 alertam para a necessidade de exames odontológicos periódicos em equinos

A PUC Minas (Unidade Betim) realiza neste ano na programação da Superagro 2012, o PUCVet, com cursos sobre odontologia equina e palestras sobre bovinocultura de leite e pequenos animais


Publicado em: 11/05/2012 às 10:30hs

Cursos na Superagro 2012 alertam para a necessidade de exames odontológicos periódicos em equinos

Os cursos de odontologia - teórico e prático – vão abordar a necessidade dos produtores rurais e profissionais do setor estarem atentos à necessidade de realização de exames odontológicos periódicos em equinos. Os problemas odontológicos prejudicam o animal, resultando em perda de peso e alteração do comportamento, como a queda de desempenho, falta de disposição e dificuldade de responder aos comandos de rédeas. E ainda, levam à síndrome cólica, que leva o equino à  incapacidade de trabalhar ou até mesmo de reproduzir. Um animal com sofrimento odontológico tem perda de rendimento e pode trazer prejuízos para o produtor, até mesmo com o óbito do animal.

Diagnóstico
- O médico veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP Luiz Rapp, também especialista em odontologia equina, que dará o curso na Superagro, explica que “há muitos desafios e o que falta é a inclusão do exame odontológico na rotina do exame clínico geral que se faz nos animais”. O especialista argumenta que a rotina do exame tornará cada vez mais claros os diversos distúrbios odontológicos que não são diagnosticados porque a boca do animal não é examinada. “Há especialistas capazes de realizarem um bom diagnóstico, porém, é preciso que o clínico identifique a suspeita e contate o odontólogo e, dependendo do caso, o radiologista de equinos. Com isto, em um trabalho conjunto, um diagnóstico completo da saúde bucal poderá ser realizado. O ideal seria o exame de rotina a cada seis meses para os animais até os cinco anos de idade e, depois,  anualmente”, explicou Rapp.

A coordenadora do PUCVET, professora Maria Coeli Gomes Reis, reforça as orientações do especialista. “Hoje o produtor tem de ter consciência com os cuidados bucais dos animais, além de buscar tecnologias para o bem-estar dos mesmos desde cedo, para evitar problemas no futuro e contar com o pleno desempenho do animal”, alertou a coordenadora.

A  odontologia equina é uma especialidade relativamente nova, com pouco mais de 10 anos. O principal desafio do curso da PUCVet na Superagro será  difundir conhecimentos para criar uma cultura a respeito da saúde bucal do equino. O curso tem o patrocínio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Menos ração -  O custo com o tratamento odontológico dos animais depende da gravidade dos distúrbios,  do material gasto e do profissional envolvido. Considerando, por exemplo, um atendimento de rotina por ano, o custo, se dividido por 12 meses, será  algo entre R$ 25,00 e R$60,00 por mês. “Este custo certamente deverá  ser reduzido pela maior efetividade da digestão e ganho de peso, pois muitos cavalos, após o atendimento odontológico, têm seu  consumo de ração reduzido por mastigarem melhor”, explicou.

Bem-estar – Entre os resultados positivos para o bem-estar do animal com o tratamento odontológico estão o ganho de peso,  o relaxamento e  a tranquilidade para o equino. “Um cavalo solto no campo gasta até 18 horas por dia se alimentando. Imagine então um equino comendo na presença de dor? Isto certamente o afetará psicologicamente. Muitos cavalos bravos, após a supressão de processos dolorosos, podem tornar-se mais calmos.  Por outro lado, o maior ganho em relação ao bem estar do equino é a melhoria da digestão e, consequente, a prevenção de cólicas, reduzindo o sofrimento excessivo e as taxas de mortalidade", argumenta Rapp.

Os pontos abordados nas palestras do PUCVet serão principalmente a identificação e  diagnóstico dos distúrbios odontológicos. As práticas serão voltadas para o exame clínico, contenção e manobras odontológicas básicas. “O objetivo principal  é despertar a necessidade do exame odontológico de rotina”, completou.

Programação

6/6 – (quarta-feira) - Curso Teórico de Introdução à Odontologia Equina, aberto a produtores rurais, estudantes de medicina veterinária e profissionais com atuação no setor. Gratuito.

7/6 – (quinta-feira) - Curso prático de Introdução à odontologia equina, aberto a  estudantes e profissionais especialistas na área. Este curso é pago e tem vagas limitadas.

 Bovinocultura de leite 

O PUCVet participará com duas palestras no Seminário Minas Leite, com os temas  “Maximização das pastagens como estratégia para a produção de leite” e “Análise econômica do programa de controle sanitário do programa Minas Leite”.

 Pequenos animais 

Para os interessados em pequenos animais, o PUCVet oferecerá palestras dentro da programação da Expovet, que realizará, na Superagro, o  Congresso Mineiro da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa) – Regional MG.

As inscrições para todos os cursos acima poderão ser feitas diretamente no site da Expovet: www.expovet.com.br

Mais informações: www.superagro2012.com.br
facebook.com/superagro2012

Fonte: Assessoria de imprensa Superagro 2012

◄ Leia outras notícias