Capacitação

Curso sobre Modelo Digital de Exploração Florestal em Brasília

Participam do evento engenheiros florestais do Serviço Florestal Brasileiro


Publicado em: 28/05/2012 às 13:00hs

Curso sobre Modelo Digital de Exploração Florestal em Brasília

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza, pela primeira vez em Brasília, curso sobre o Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora), inovação tecnológica que confere maior precisão ao manejo florestal sustentável. A capacitação começou na segunda-feira(14)e segue até sexta-feira(25).As aulas são realizadas no Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis,(Ibama), durante todo o dia.

Participam do evento engenheiros florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), estudantes de mestrado e doutorado em Manejo Florestal da Universidade de Brasília (UnB) e consultores de empresas do setor florestal.

“O principal objetivo do curso é estimular a troca de informações entre Embrapa, SFB, UnB e empresas do setor florestal sobre o manejo florestal. Dessa forma, teremos as bases para o fortalecimento da política de conceções florestais”, conclui o analista da Embrapa Acre, Daniel Papa, um dos ministrantes do curso.

Modeflora

O Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora), tecnologia desenvolvida pela Embrapa Acre (Rio Branco, AC) e pela Embrapa Florestas (Colombo, PR) integra o Sistema de Posicionamento Global (GPS), o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sensoriamento Remoto (SR) para planejar, executar e monitorar as atividades de manejo com alta precisão.

O uso desses recursos permite representar previamente no computador os aspectos espaciais da realidade florestal. Informações como localização das árvores e nascentes, igarapés, Áreas de Preservação Permanente (APP), curvas de nível e relevo compõem o banco de dados do plano de manejo.

“Dessa forma, é possível fazer com que o planejamento prévio respeite as características ambientais da área de manejo florestal, com uso de técnicas exploratórias de baixo impacto e redução de custos”, afirma o pesquisador da Embrapa Acre, Evandro Orfanó, que também ministra o curso junto com o consultor Daniel Ferreira.

Informações:
Daniel Papa
Embrapa Acre
Contato: (68) 3212-3207
dpapa@cpafac.embrapa.br

Fonte: Cenário MT

◄ Leia outras notícias