Capacitação

Curso ensina sobre micropropagação de plantas

Estão inscritos 47 participantes, entre pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação


Publicado em: 05/08/2013 às 16:40hs

Curso ensina sobre micropropagação de plantas

Começou nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, e segue até o dia 9 o 10º Curso de Micropropagação de Plantas, realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estão inscritos 47 participantes, entre pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.

Coordenado pelos pesquisadores Janay Almeida dos Santos-Serejo, Tatiana Góes Junghans, Antônio da Silva Souza e Fernanda Vidigal Duarte Souza, o curso visa a ampliação do entendimento dos participantes sobre a técnica da micropropagação de plantas, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção em larga escala de mudas de diferentes espécies de importância econômica, como abacaxi, banana, bromélia, orquídea e mandioca.

Oportunidade

Segundo Janay dos Santos-Serejo, o curso ue são profissionais da área de produção de mudas”, afirma. O curso tem sido um referencial na área pelos seus conteúdos teórico e prático em todas as técnicas apresentadas. “Como resultado, alguns participantes já montaram estrutura para a produção de mudas. Também tem crescido o interesse dos alunos em estagiar ou desenvolver dissertações e teses na área de cultura de tecidos vegetais”, continua.

A micropropagação ou propagação vegetativa in vitro viabiliza a clonagem de várias espécies, permitindo a formação de indivíduos geneticamente idênticos a partir de células, órgãos ou pequenos fragmentos de uma planta matriz. É um procedimento de importância prática e potencial na agricultura, com especial enfoque na produção em larga escala de plantas praticamente isentas de patógenos, no intercâmbio de germoplasma, bem como na pesquisa básica, principalmente de citologia e fisiologia celular.

O treinamento vai orientar os participantes desde os aspectos técnicos da micropropagação de até a organização e implantação de um laboratório de cultura de tecidos, os custos e a otimização de uma biofábrica. Os instrutores são pesquisadores, analistas e assistentes da Embrapa, professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e técnicos da Campo Biotecnologia Vegetal.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias