Capacitação

Curso do SENAR MINAS aproxima detentas de Ponte Nova do mercado de trabalho

Oferecer mais condições para que as detentas possam conseguir um trabalho digno após o cumprimento da pena e auxiliar em seu processo de ressocialização


Publicado em: 06/09/2012 às 12:10hs

Curso do SENAR MINAS aproxima detentas de Ponte Nova do mercado de trabalho

Este foi o objetivo do curso de Pintura em Tecido oferecido pelo SENAR MINAS a doze presas do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais, na última semana. O curso foi possibilitado pelo Termo de Cooperação Técnica assinado pelo SENAR MINAS junto à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), renovado em 19 de julho.

As detentas de Ponte Nova aprenderam a pintar em tecido com as técnicas de risco e molde vazado e cada uma finalizou dois panos de prato. O curso de 32 horas também ensinou medidas preventivas para a manutenção da saúde, educação do consumidor e conservação do vestuário e aspectos de comercialização. As peças produzidas durante o curso estão expostas no refeitório para os funcionários e as outras detentas conhecerem o trabalho.

A ideia é motivar e valorizar essas mulheres que, segundo a pedagoga da penitenciária, Rita de Cássia Rocha Marques, tiveram uma reação muito positiva com relação ao curso. “Foi uma semana de muito envolvimento e tranquilidade. Elas adoraram participar e ficavam ansiosas para começar. Além de auxiliar na inserção no mercado de trabalho, também é uma maneira de ocupar a mente”, complementa.

Parceiros nesta iniciativa desde 2007, SENAR e Seds querem capacitar mais de 250 detentos em Minas Gerais até o próximo ano. Os cursos serão realizados de acordo com o perfil e vocação regional de cada presídio. Além de Ponte Nova, estão previstos cursos em unidades prisionais de Muriaé, São Joaquim de Bicas, Andradas, Lavras, Caxambu, Governador Valadares, Araguari, Ribeirão das Neves, Formiga, Teófilo Otoni, Araçuaí, Uberaba, Sete Lagoas, Itaobim, Ipaba, Uberlândia, Francisco Sá, João Pinheiro e Barbacena.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias