Capacitação

Curso de tear fortalece projeto artesanal em Santa Bárbara e reforça identidade cultural

Em Santa Bárbara, aos pés da Serra do Caraça, a Associação Comunitária de Brumal (ACB) está investindo no fortalecimento do artesanato local e na expansão da comercialização dos produtos artesanais para toda a região, como peças originais produzidas em tear


Publicado em: 23/11/2012 às 13:40hs

Curso de tear fortalece projeto artesanal em Santa Bárbara e reforça identidade cultural

A fim de ensinar como utilizar o instrumento de forma adequada e melhorar a qualidade das peças, o SENAR MINAS ofereceu o curso de Tear Mineiro de Pedal para seis mulheres do Projeto Tear, que é desenvolvido pela ACB no distrito de Brumal. A realização do curso contou com a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico Social de Santa Bárbara.

Segundo a coordenadora de projetos sociais da ACB, Dilce Mendes, o tear mineiro pode ser considerado característica marcante do Artesanato de Brumal. Para ela, o curso foi determinante para impulsionar o projeto, além de contribuir com a proposta de criação de uma linha de produtos com identidade local, como tapetes e estandartes com formas de mastros e bandeirolas que lembram a tradicional Cavalhada, importante manifestação cultural do distrito. “Estamos otimistas. O turista que passa pela rodovia rumo ao Caraça terá mais motivos para passar dentro de Brumal”, garante.

As participantes do curso aprenderam a planejar peças, tramar os fios, regular o tear e harmonizar cores, combinando-as corretamente ao tecer tapetes e toalhas de bandeja. Essas tecelãs transmitiram as técnicas e informações aprendidas para as demais colegas. Quem ministrou o curso foi a artesã Silvana Podestá, que trabalha com tear mineiro há 12 anos. De acordo com ela, nos últimos anos está havendo um resgate desse instrumento tradicional de Minas Gerais. “O produto é diferenciado e tem amplo reconhecimento”, destaca.

Para a tecelã Maria José de Albuquerque, foi o tear que a despertou para o Artesanato. Motivada pelo curso do SENAR, já adquiriu o seu próprio tear com os recursos obtidos pela venda das peças produzidas na ACB e continua participando das atividades do projeto. Segundo ela, além de aperfeiçoar as técnicas, o curso modificou a sua visão e a das colegas com relação à qualidade e acabamento da produção. “Agora a gente sabe avaliar o próprio produto e agregar mais valor às peças”, explica.

No final de outubro, as tecelãs participaram da XV Feira Multissetorial do Médio Piracicaba, em Santa Bárbara. Elas levaram peças produzidas durante o curso do SENAR para exposição e teceram no local, chamando a atenção dos visitantes.

Projeto Tear

De cunho social, o projeto existe há sete meses e reúne mulheres interessadas nesse tipo de Artesanato, proporcionando o aprendizado de uma atividade que pode ser utilizada para obter renda, além de possibilitar bem-estar às mulheres de Brumal. Todas se reúnem na Casa do Tear, onde há nove equipamentos. Lá, fios e resíduos têxteis são transformados em diversos tipos de peças, como tapetes, almofadas, bolsas, jogos americanos e pesos de porta. Para 2013, a expectativa é que as tecelãs produzam colchas, cortinas e toalhas com o patrocínio da Cenibra.

No local, também há uma loja para comercializar a produção do projeto. Com a venda dos produtos, a tecelã Cássia Aparecida das Neves acrescenta cerca de R$ 200 por mês à renda familiar, trabalhando apenas quatro horas por dia, em alguns dias da semana. A cada peça vendida, 70% do valor fica com a tecelã, e o restante é reservado para a compra de materiais para o projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias