Capacitação

Curso de Capacitação de Goiânia supera expectativas e segue agora para Barra do Garças

A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) reuniu dos dias 13 a 17 de fevereiro, em Goiânia (GO), 58 participantes entre peões, capatazes e gerentes de fazendas, para a etapa de abertura do Curso de Capacitação em Confinamento, edição 2012


Publicado em: 27/02/2012 às 18:00hs

Curso de Capacitação de Goiânia supera expectativas e segue agora para Barra do Garças

O número de matriculas efetivadas superou as expectativas da organização, em especial no que se refere à distribuição regional dos alunos que vieram dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia.

O zootecnista e coordenador do curso Bruno de Andrade, informa que o evento nesta primeira etapa foi avaliado como bom e ótimo por mais de 90% dos participantes, que consideraram o conteúdo programático muito bem elaborado e com fácil fluência de informações e entendimento.

Andrade revela ainda que na oportunidade foi elaborada uma pesquisa de intenção de engorda intensiva para 2012.  Ao todo 14 confinamentos foram representados e o resultado apontou para uma intenção de aumentar em 16,65% a quantidade de gado confinado este ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Um detalhe importante revelado foi à constatação quanto à oferta e preços diferenciados para a reposição de animais entre algumas regiões. Em Goiás, por exemplo, os confinadores estão preocupados com a reposição do gado de recria, em função dos preços ainda elevados para a compra de garrotes ou boi magro. Enquanto que para os confinadores de Mato Grosso, existe até certa facilidade para a aquisição dos animais para a engorda. “Isso comprova que em cada região existe uma realidade diferente em relação aos preços praticados para a reposição de animais, com alguns confinadores tendo mais dificuldades que outros na compra de animais”, diz Andrade.

No último dia de atividades, os cursistas visitaram a fazenda Califórnia dos pecuaristas Romão e Sebastião Flor, no município de Turvânia (90 Km de Goiânia), uma propriedade que é considerada um confinamento modelo na região por causa do bom sistema de gestão, manejo, nutrição e capacidade estrutural para 25 mil animais.

Próxima Etapa é Barra do Garças – A coordenação do curso de capacitação em confinamento informa que devido ao remanejamento de alunos  para a edição de Goiânia (GO), e a migração de alguns outros  inscritos,  a etapa que aconteceria na cidade de Jataí (GO), agora no final de fevereiro,  foi cancelada. Por essa razão, a próxima etapa do calendário de cursos da Assocon acontecerá na sede do Sindicato Rural de Barra do Garças (MT), entre os dias 26 a 30 de março.

Depois de Barra do Garças (MT), o curso segue para Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, dos dias 16 a 20 de Abril e a quarta e última etapa acontecerá no Estado de Tocantins, no município de Paraíso do Tocantins, dos dias 28 de Maio 1º de Junho.

As inscrições para a etapa de Barra do Garças continuam abertas e podem ser preenchidas pelo site da Assocon (www.assocon.com.br) ou para mais informações online e-mail para faleconosco@assocon.com.br ou se preferir ligue para (62) 3432-0395/ 3432-0394 – Goiânia (GO). O valor das inscrições para não associados é de R$ 120 e funcionários de confinamentos associados são isentos da taxa de inscrição. Ao final do curso será entregue certificado de participação.

Conteúdo programático dos cursos de 2012:

  • Nutrição de gado confinado;
  • Produção de silagem;
  • Manejo racional;
  • Sanidade do rebanho;
  • Planejamento das atividades do confinamento;
  • Operação com máquinas e equipamentos;
  • Melhoramento genético;
  • Reprodução animal;
  • Identificação animal.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

◄ Leia outras notícias