Capacitação

Curso de artesanato muda realidade de mulheres

"Depois do treinamento as vendas triplicaram, tem comerciante de Águas de Lindóia que nos procurou interessado em nossos produtos". Esse é o relato de Lúcia Helena Arruda Belinato, uma das integrantes da Associação do Batinga, que participou do curso de decoupage oferecido pelo SENAR MINAS


Publicado em: 11/12/2012 às 15:10hs

Curso de artesanato muda realidade de mulheres

 
As alunas participaram do curso com o objetivo de oferecer maior diversidade de produtos e também para incrementar a renda das famílias que fazem parte da associação. “A gente já produzia alimentos derivados do leite, agora, nós começamos a trabalhar também com o artesanato de decoupage, e tem dado muito certo”, ressalta Lúcia.
 
Criada há 15 anos, a associação conta com a participação de 30 produtores e trabalhadoras rurais da região de Jacutinga e Monte Sião. Para as mulheres, a união faz a força. Durante o dia, o trabalho é na lavoura e à noite, elas se dedicam ao serviço da associação. Os encontros acontecem uma vez por semana no barracão da Igreja do Batinga. É lá que elas confeccionam peças como caixas de MDF, toalhas, sabonetes, potes de metal e de vidro, entre outros produtos. Todos os objetos produzidos estão sendo comercializados em três lojas da cidade de Monte Sião.
 
Foi no artesanato que elas viram que juntas podem ganhar muito mais. A intenção é investir em mais capacitação para arrecadar fundos que serão destinados à construção da sede própria da associação e da loja de artesanato. “Monte Sião e Jacutinga são cidades turísticas, e a loja de artesanato será mais uma opção para o turista e pra gente da zona rural”, acredita Lúcia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias