Capacitação

Curso aborda boas práticas para culturas do milho e do sorgo

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) oferece o curso "Boas práticas agrícolas para as culturas do milho e do sorgo", de 16 a 27 de janeiro


Publicado em: 17/01/2012 às 13:10hs

Curso aborda boas práticas para culturas do milho e do sorgo

Estudantes de graduação de diversas universidades participam da atividade, que tem como objetivo disponibilizar conhecimentos e informações sobre boas práticas agrícolas para o manejo das culturas do milho e do sorgo, visando a sustentabilidade do sistema produtivo sob os pontos de vista ambiental, econômico e social.

O curso integra o Programa Complementar de Estágio Obrigatório, oferecido pela Embrapa Milho e Sorgo no período de férias escolares a estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior das redes pública e privada.

O programa do curso é bastante vasto e inclui aulas teóricas e práticas. Engloba, além de apresentação de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, explicações sobre fertilidade de solos, fisiologia das plantas de milho e de sorgo, manejo das culturas, melhoramento de cultivares, manejos de pragas, de doenças e de plantas daninhas, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, relação solo-água-planta, mecanização agrícola, armazenamento de grãos, produção de sementes e ainda um tópico sobre agricultura e o desafio da sustentabilidade.

As aulas são oferecidas por profissionais das diversas áreas de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo e ocorrem, de segunda a sexta-feira, no período de 7h30 às 16h30. Ao todo, 23 universitários participam do programa. São estudantes das áreas de Agronomia, Engenharia Ambiental e Biologia, de diferentes instituições e localidades, o que promove troca de experiências e conhecimentos. Há alunos das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de São João Del-Rei (UFSJ), de Ouro Preto (UFOP), de Lavras (UFLA), de Viçosa (UFV) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), do Centro de Gestão Empreendedora (FEAD) e da Faculdade de Ituverava-SP "Dr. Francisco Maeda" (FAFRAM).

As atividades do programa totalizam 80 horas e constarão no currículo dos participantes, todos matriculados em cursos que têm previsão nos planos pedagógicos de estágio como requisito necessário à aprovação do estudante e à obtenção de diploma.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias