Publicado em: 08/03/2012 às 12:50hs
Conhecer as reações dos consumidores, bem como conseguir mapear os impactos de alterações de processo ou de formulações nas características do produto final são atribuições fundamentais de qualquer programa de qualidade.
Para isso, o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) e Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA), unidades pertencentes ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), estarão realizando o Curso de Análise Sensorial de Carnes, do dia 13 a 16 de março, na cidade de Campinas.
O curso é o primeiro a enfatizar a análise sensorial de carnes e tem como objetivo auxiliar as indústrias da área a aplicar e formalizar os programas de avaliação sensorial. “Não é muito comum as empresas terem um programa de avaliação sensorial, quando existem, esses programas não costumam estar tão bem delineados e não possuem padrão. Os programas de avaliação sensorial costumam ser mais informais”, explicam as coordenadoras do curso e pesquisadoras do ITAL, Maria Teresa Galvão, Juliana Cunha de Andrade e Kátia Maria V. A. B. Cipolli.
As coordenadoras explicam que a aplicação de um bom programa de análise sensorial gera resultados estratégicos e pode orientar os caminhos para melhoria de um produto. “Com a análise sensorial pode-se mapear um produto, conhecer suas características, compará-lo aos produtos semelhantes da concorrência e conhecer como esse produto se apresenta ao consumidor, frente aos produtos concorrentes. A partir dessas informações, a empresa saberá o que deve fazer para evoluir ou modificar um produto. Ela consegue se orientar sobre qual caminho deverá seguir para inserir ou manter o alimento no mercado”, explica Maria Tereza.
Aulas dinâmicas
O curso oferecerá aos participantes aulas dinâmicas com informações atuais e simulações de casos aplicáveis na indústria da carne. O conteúdo das aulas teóricas será imediatamente aplicado nos laboratórios.
“Durante a aula teórica, iremos visualizar um problema e identificar quais as possíveis soluções. Depois, iremos para o laboratório, onde os alunos irão preparar o produto, aplicarão os testes e colherão os resultados. De volta à sala de aula, discutiremos se o teste escolhido pelo aluno para aquele caso é o mais adequado. Queremos gerar discussões e que os participantes vivenciem situações”, conta Juliana.
Com as informações, os participantes conhecerão quais os tipos de análise sensorial adequado para os produtos cárneos, o processo de avaliação do produto, além da melhor forma de apresentar os resultados e gerar informação para as empresas.
As aulas práticas serão oferecidas no Laboratório de Avaliação Sensorial e Análises Físicas do CCQA, um dos primeiros laboratórios da área no país. "A estrutura do CCQA possibilita o dinamismo desse curso. Poderemos receber os participantes do curso em ambientes adequados a eventos e a diversas avaliações simultâneas. Esperamos contribuir com a indústria e a pesquisa em Carnes", finaliza Kátia.
Curso de Análise Sensorial de Carnes
Fonte: Assessoria de imprensa Ital/CTC
◄ Leia outras notícias