Capacitação

Cresce a procura por curso à distância sobre Meio Ambiente

Curso é voltado a pessoas de todas as faixas etárias ligadas ao meio rural


Publicado em: 30/01/2012 às 13:10hs

Cresce a procura por curso à distância sobre Meio Ambiente

O debate sobre o novo Código Florestal Brasileiro impulsionou a procura pelo curso Meio Ambiente do programa Escola do Pensamento Agropecuário, do portal de Educação a Distância do SENAR. Implantado em janeiro de 2010, no lançamento do programa, o curso contabiliza 25 mil matrículas e 19 mil alunos formados. Em 2011, foram efetuadas quase 9 mil matrículas e mais de 6 mil concluíram o curso.

O Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, lembra que hoje o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. “Temos um modelo de agricultura que é exemplo, porque produzimos e preservamos ao mesmo tempo. Muita gente não sabe disso: preservamos 61% da nossa vegetação nativa. E para continuar produzindo assim, além da nova legislação ambiental, precisamos levar conhecimento ao homem do campo. Por isso, nosso curso sobre meio ambiente é tão importante”, conclui Daniel Carrara.

O curso

Segundo Solon Coutinho Lucena, gestor da EaD SENAR, o objetivo principal do curso é apresentar alguns aspectos do Código Florestal Brasileiro adaptado à realidade do estado ou município do aluno, assim como noções sobre preservação ambiental em todos os sentidos. Solon acrescenta que os estudantes desse curso recebem informações valiosas sobre boas práticas agrícolas - que aumentam a produtividade e não prejudicam o meio ambiente - além de conhecerem o que é crime ambiental no País e as sanções administrativas aplicadas aos infratores.

Alguns dos tópicos abordados no curso são: Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), Controle de Queimadas, Cuidados com o uso de Agrotóxicos, ILP (Integração, Lavoura, Pecuária), Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), Rotação de Culturas, Controle de Erosão, Aproveitamento de Áreas Degradadas, Desmatamento, Regularização de Atividades Produtivas, Código Florestal Brasileiro, Preservação Ambiental e Projeto Biomas.

O curso é voltado a pessoas de todas as faixas etárias ligadas ao meio rural, tais como membros de sindicatos rurais, estudantes de Agronomia, Sociologia, Engenharia Agrária, Direito, Medicina Veterinária, Serviço Social, Zootecnia e demais áreas afins.

“O curso já está na 60° turma, sendo que cada uma comporta 200 alunos. Geralmente várias turmas iniciam simultaneamente, isso faz com que o curso nunca fique parado e se atualize constantemente”, reitera o gestor. Ele explica ainda que depois de matriculado o aluno tem o ambiente online a sua disposição, durante todo o período, 24 horas por dia, a fim de que possa estudar os conteúdos e realizar as atividades. “O aluno ainda conta com o apoio de um tutor e um monitor. O tutor tira as dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso e o monitor ajuda com quaisquer dúvidas que não tenham relação com o conteúdo do curso, como, por exemplo, a navegação no portal”.

O curso é gratuito, com certificação e possui três módulos que totalizam 10 horas/aula. O aluno pode concluir o curso em 15 dias, ou antes, caso dedique mais tempo à plataforma.

Para fazer o curso Meio Ambiente, basta acessar o portal da EaD-SENAR: www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias