Publicado em: 04/04/2012 às 13:00hs
Começaram nesta semana, em Araguacema (TO), as aulas do primeiro curso técnico do SENAR que vai formar Técnicos em Florestas em 18 meses. “Com a metodologia educacional do SENAR e todos os pré-requisitos formulados pelo Ministério da Educação, montamos esse curso técnico. Agora, ele sai do papel para formar jovens do campo”, diz Andréa Barbosa Alves, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR Central.
O Curso Técnico em Florestas é resultado de uma parceria entre o SENAR Central, Administração Regional do SENAR de Tocantins, Instituto Federal de Tocantins (IFTO)-Campus Palmas e a Prefeitura Municipal de Araguacema. As duas primeiras turmas vão formar 50 profissionais aptos a aliar cadeias produtivas com silvicultura. Segundo Iara Grillo, assessora técnica do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), do SENAR Central, os professores do IFTO passaram pela capacitação na metodologia da formação profissional rural e promoção social do SENAR, como parte da preparação necessária para a formação desses jovens técnicos em florestas.
Potencial da Região
Araguacema, no Estado de Tocantins, não foi escolhida por acaso para a implantação do Curso Técnico em Florestas. O Diretor da Escola Municipal Agrícola de Araguacema, Inácio Oliveira Filho, explica que a posição geográfica do município é carente de formação de mão de obra no setor de Silvicultura. “Araguacema é banhada pelo Rio Araguaia e mais três grandes afluentes: Rio Piranha, Rio Banal e Rio Caiapó, um dos mais fartos de peixes de todo o Estado. As bacias destes rios formam uma imensidão de floresta natural abundante em madeira. Ou seja, é uma área em expansão tanto no Tocantins como em toda Região Norte e Nordeste. Esse curso vem para atender essa necessidade regional”.
Em 2011, o SENAR Central pesquisou a demanda do setor, fez a prospecção técnica de potencial da região Araguacema-TO e também construiu o Plano de Curso junto com professores de outras escolas florestais. O resultado foi a elaboração deste curso pioneiro.
Oportunidades e mercado de trabalho
“Minha mãe tem uma pequena parcela de assentamento rural nesta região. A parcela, hoje, é improdutiva. Me inscrevi no curso Técnico em Florestas motivada pelo desejo de ajudar minha mãe e minha família. Quero me tornar uma pequena empreendedora rural”, conta Laurenice Francisca de Souza, aluna do curso.
Laurenice não é a única a ver a falta de produtividade no assentamento rural onde cresceu. A região de Araguacema é cercada por 11 assentamentos rurais. “Por ser um curso técnico, passamos a atender menores de 18 anos, o que era mais difícil nos cursos profissionalizantes do SENAR. Este curso técnico é uma oportunidade para jovens que desejam permanecer no meio rural. A intenção é que esses jovens se formem como técnicos e possam ser absorvidos pelas empresas de silvicultura que estão se instalando em Tocantins. Eles também poderão trabalhar em suas próprias propriedades rurais, com a inclusão da atividade florestal nos seus sistemas produtivos”, comenta Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias