Publicado em: 26/03/2013 às 16:20hs
Os gestores e multiplicadores do Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade começaram a receber a primeira capacitação nesta segunda-feira, 25 de março, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília. O treinamento de 16 horas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ocorrerá até amanhã e conta com a participação de representantes de 26 estados.
No primeiro dia de atividades foi realizada uma apresentação do programa e o nivelamento técnico sobre o conteúdo com o consultor externo Augusto Cesar Lima de Silva, da Clínica do Leite (Esalq – USP). Participaram das atividades a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa, a coordenadora da Área de Projetos e Programas Nacionais do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Patrícia Machado, e o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Barcelos Lucchi. “O SENAR está inovando na capacitação, já que antes os programas não conseguiam mensurar os resultados. O Leite Legal vai avaliar o antes e o depois e, além de balizar outros treinamentos do SENAR, vai contribuir com políticas públicas”, ressalta Lucchi.
Amanhã a programação segue com a apresentação do software preliminar, uma palestra sobre assuntos administrativos, repasse de recursos e prestação de contas e a exibição da Campanha Leite Legal.
Projeto Piloto
Antes de ser levado para todo o Brasil, o programa foi testado em propriedades do Distrito Federal, de Goiás e do Paraná. Os cursos foram realizados entre agosto e setembro de 2011 e as turmas contaram com representantes de 10 propriedades. Um dos estados que apresentou melhores resultados foi o Paraná, onde, após o treinamento, os índices médios de Contagem de Células Somáticas (CCS) e de Contagem Bacteriana Total (CBT) reduziram 43% e 31%, respectivamente, nas fazendas participantes. “O pessoal gostou e é aplicável. Os resultados mais significativos foram em relação à CBT, pois é basicamente uma questão de higiene e de metodologia. O desafio será contar com a parceria das indústrias de laticínios, que é fundamental para que o programa dê certo”, acredita o consultor do SENAR/PR, Luiz Francisco.
O Leite Legal
O Leite Legal - Programa Produção de Leite de Qualidade é uma parceria do SENAR e do Sebrae Nacional e vai capacitar produtores rurais com foco na produção do leite dentro dos novos parâmetros para CBT e CCS estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011 – que define novos padrões de qualidade para o leite. Num período de dois anos, o SENAR capacitará 81 mil propriedades por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5.400 turmas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias