Capacitação

Cientistas dos alimentos avaliam curso de graduação

A Associação dos Profissionais Cientistas de Alimentos (APCAL), uma entidade representativa desta classe profissional realizou, nos meses de junho e julho de 2012, uma pesquisa com egressos do curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (USP/ESALQ) e de outras 7 instituições


Publicado em: 28/11/2012 às 09:30hs

Cientistas dos alimentos avaliam curso de graduação

A pesquisa de egressos 2012 foi aplicada a partir de um questionário on-line e, além de mapear dados gerais dos participantes, caracterizou a formação acadêmica de origem e a satisfação com o respectivo curso, mediu o nível de formação complementar antes e após a graduação e a inserção dos profissionais em ambiente produtivo e a porcentagem de filiação em entidades de classe.

De acordo com a APCAL, existem atualmente cerca de 300 egressos formados cientistas de alimentos, dos quais 252 formaram-se na ESALQ. Responderam a pesquisa 129 profissionais e, dos egressos esalqueanos, a pesquisa apontou que 87% dos formados estão satisfeitos com o curso de graduação que escolheram. Mais ainda, que 71% estão empregados em empresas e/ou instituições reconhecidas nacionalmente e que 21,4% dos demais, estão engajados em programas de pós–graduação nas melhores universidades do país.

A pesquisa realizada em 2012 pela Associação de profissionais Cientistas de Alimentos – APCAL junto aos egressos do Curso de Graduação em Ciências dos Alimentos nos revelaram excelentes resultados. Foi muito estimulante para todo o corpo docente e demais envolvidos saber que 87% dos formados estão satisfeitos com o curso de graduação que escolheram. Mais ainda, que 71% estão empregados em empresas e/ou instituições reconhecidas nacionalmente e que 21,4% dos demais, estão engajados em programas de pós–graduação nas melhores universidades do país. “Estas informações evidenciam que o profissional veio atender a uma demanda da sociedade e dos diversos segmentos da cadeia alimentar, principalmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e qualidade, nas quais há maior concentração de nossos profissionais trabalhando”, afirma Gilma Lucazechi Sturion, coordenadora do curso de Ciências dos Alimentos da ESALQ.

A pesquisa mostrou, também, quando se compara os resultados com os das pesquisas dos anos anteriores, um aumento da empregabilidade e da média salarial inicial, agora em torno de 3 mil reais, satisfatória por se tratar de um curso relativamente novo, com 7 turmas formadas na ESALQ. “O Curso de Ciências dos Alimentos da USP/ESALQ está de parabéns tanto pelo reconhecimento da sociedade como pelo conceito de excelência obtido, pelo segundo ano, na avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril. Destaca-se, também, o sucesso do Programa de Internacionalização implementado que facilita a mobilidade estudantil a diversos países e a dupla –diplomação com Universidade da França, o que confere um diferencial ao profissional formado na Universidade de São Paulo”, completou Gilma Sturion.

Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ

◄ Leia outras notícias