Capacitação

Campus Sorocaba da UFSCar promove Curso e Seminário sobre Sementes e Mudas Florestais

Eventos acontecem nos dias 24 de maio e 15 de junho com inscrições pela Internet


Publicado em: 17/05/2012 às 08:15hs

Campus Sorocaba da UFSCar promove Curso e Seminário sobre Sementes e Mudas Florestais

A produção de sementes e mudas florestais serão os temas abordados pelo Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, campus Sorocaba da UFSCar, nos dias 24 de maio e 15 de junho. Nesses dias acontecem o I Módulo do Curso de Produção e Manejo de Sementes Florestais: Legislação de Sementes e Mudas e o II Seminário de Sementes e Mudas, respectivamente. Os participantes debaterão questões como a nova legislação, recentemente publicada pelo Ministério da Agricultura (MAPA), que normatiza a produção de sementes e mudas florestais e discutirão as possibilidades sobre sua aplicação. Os eventos estão sendo organizados pelo Projeto Apoiar, juntamente com seus parceiros e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O módulo I do Curso de Produção e Manejo de Sementes Florestais: Legislação de Sementes e Mudas, que acontece no dia 24 de maio, tem o objetivo de capacitar responsáveis técnicos e efetuar a legalização de produtos de sementes e mudas. As aulas serão ministradas pelos professores Fátima Piña-Rodrigues e José Mauro Santana da Silva, do Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar. A taxa de inscrição é de R$ 50 e nesse valor estão inclusos o material de apoio, certificado e coffee break. São 40 vagas disponíveis. O II Seminário de Sementes e Mudas, que acontece no dia 15 de junho, das 8h30 às 18 horas, tem inscrições gratuitas. As inscrições para as duas atividades devem ser feitas pelo site www.sementeflorestaltropical.blogspot.com.br.

O Projeto Apoiar é formado por professores e pesquisadores da UFSCar e visa estruturar e organizar um sistema de pesquisa para o fomento à produção legalizada e controle de qualidade de sementes e mudas de espécies florestais de potencial bioenergético. O objetivo deste trabalho é fomentar a oferta de material de propagação para a restauração florestal, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento com espécies nativas na região da bacia do rio Sorocaba e médio Tietê.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5956 ou pelo e-mail inscricoes.apoiar@gmail.com.

Fonte: Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos

◄ Leia outras notícias