Publicado em: 27/03/2012 às 11:10hs
O manejo sanitário de bovinos está entre os temas que serão trabalhados do conteúdo programático deste ano. Este temário envolve assuntos pertinentes como vacas no pré-parto, cria, desmama, recria, protocolos de engorda a pasto, preparo para confinamento, estratégias para o controle da cisticercose bovina, atendendo a Instrução Normativa n°48 de dezembro de 2011.
“É fundamental, por exemplo, garantir a saúde e o preparo dos animais nas fases que antecedem a terminação em confinamento. As melhores estratégias sanitárias, além de reduzir perdas, contribuem para uma maior lucratividade (produtividade) e garantem animais mais adaptados, precoces e preparados para este desafio da pecuária intensiva”, destaca Ingo Sousa Mello, supervisor técnico corte da empresa Ouro Fino Saúde Animal e que será um dos palestrantes do curso.
De acordo com Mello, essa será uma grande oportunidade de contribuir para a capacitação de vaqueiros, peões e capatazes do ponto de vista técnico-profissionalizante, haja vista que a pecuária brasileira de maneira geral está cada vez mais profissionalizada.
“A capacitação é a base para manutenção deste ritmo e reforça o lastro para um melhor posicionamento da atividade no cenário competitivo nacional e internacional”, completa.
De acordo com o gerente do confinamento da Fazenda Brasil, de Barra do Garças (MT), João Paulo Bastos, atualmente há uma falta importante de profissionais capacitados e especializados nas diversas áreas que compõem a produção agropecuária. “E dado que o confinamento é uma atividade de nível industrial, a exigência por profissionais tecnificados é maior, o que faz com que cursos de capacitação técnica para essa mão-de-obra sejam importantes e necessários”.
Bastos acrescenta que com a qualificação da equipe, se consegue baratear de maneira indireta os custos alimentares, elementarmente para conseguir efeitos diretos e positivos em relação ao manejo alimentar e operacional do confinamento. “Estes sim sofrem impacto direto com a melhoria de processos e capacitação da equipe como um todo”, destacou.
Dia Prático – Serão quatro dias de aulas técnicas profissionalizantes e no último dia os cursistas participarão de atividades a campo no Confinamento da Fazenda Brasil, da pecuarista Paula Fisher, em Barra do Garças.
Após a etapa em Barra do Garças (MT) o curso prosseguirá para Três Lagoas (MS) dos dias 16 a 20 de Abril e por último, em Paraíso do Tocantins (TO) dos dias 28 de Maio 1º de Junho.
As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.assocon.com.br por e-mail faleconosco@assocon.com.br ou pelo telefone (62) 3432-0395 – Goiânia (GO).
Programação:
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações
◄ Leia outras notícias