Capacitação

Atualização metodológica assegura qualidade dos cursos do SENAR

Reforçar as técnicas e metodologias instrucionais para manter os profissionais alinhados com o trabalho desenvolvido pelo SENAR


Publicado em: 22/08/2012 às 12:30hs

Atualização metodológica assegura qualidade dos cursos do SENAR

Este foi o intuito do curso de Atualização Metodológica de Instrutores, ministrado pela assessora Pedagógica Mirian Rocha e pela analista Sônia Rodrigues, com instrutores de Formação Profissional Rural (FPR), neste mês, em Viçosa.

Este trabalho é realizado desde 2009 com todos os instrutores do SENAR de modo a garantir a qualidade dos cursos. A atualização agrega teoria e prática, com micro-aulas apresentadas pelos instrutores aos colegas com avaliação da Assessoria Pedagógica. A cada ano, cerca de três turmas de diversas áreas de atuação recebem certificados de renovação dos conhecimentos.

Em Viçosa, participaram da atualização dez instrutores das áreas de Agrotóxicos, Bovinocultura, Café, Equideocultura, Fabricação de Doces, Suinocultura e Turismo Rural, selecionados dentre os mais antigos do quadro. Entre os temas abordados, estão a importância de melhorar a exposição dinâmica, ou seja, o jeito de falar e de se expressar, e os métodos de avaliação dos alunos.

O zooctenista Gilberto Leão trabalha como instrutor do SENAR há cerca de 17 anos na área de Bovino e Suinocultura. Na etapa de micro-aulas, ele trabalhou com a pesagem de bovino com fita métrica medindo o perímetro torácico do animal. Segundo ele, o curso foi muito proveitoso por possibilitar a interação com os colegas e acrescentar novas concepções de ensino. “Já estou aplicando nas aulas o que aprendi na atualização, principalmente ao melhorar a avaliação dos alunos com questionamento verbal”, destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias