Capacitação

Aspectos financeiros, gerenciais e ambientais são destaques em novo módulo de capacitação de técnicos

Terá início nesta terça-feira, dia 27 de março, em Sinop (MT), o quinto módulo da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva do Leite, promovida pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com o Grupo Gestor da Cadeia do Leite em Mato Grosso


Publicado em: 27/03/2012 às 09:15hs

Aspectos financeiros, gerenciais e ambientais são destaques em novo módulo de capacitação de técnicos

Com três dias de duração, o curso terá como principais temas os aspectos financeiros da atividade leiteira, a gestão da propriedade e a adequação ambiental.

Participam deste módulo cerca de 50 agentes de assistência técnica e extensão rural de todas as regiões do estado atuantes na cadeia do leite. Há um ano este grupo começou a participar do processo de capacitação continuada, no qual o técnico participa de treinamentos presenciais e coloca em prática o conteúdo aprendido em sala de aula em Unidades de Referência Tecnológica no município em que atua.

Após quatro módulos em que o conteúdo abordado foi focado em aspectos técnicos do sistema produtivo de leite, como nutrição, manejo, sanidade, qualidade do leite, entre outros, neste quinto módulo as palestras abrangerão questões gerenciais e de legalidade ambiental da propriedade.

No primeiro dia pela manhã, os pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, Júlio César dos Reis e Marcelo Carauta apresentarão os aspectos conjunturais da cadeia do leite e a aplicação de indicadores financeiros à cadeia do leite. Na parte da tarde, Afonso Aurélio de Carvalho Peres, da Universidade Federal Fluminense, falará sobre a análise financeira de sistemas de produção bovina.

No segundo dia, a capacitação será conduzida pela pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Myriam Maia Nobre, que abordará a gestão de propriedades leiteiras com foco em resultados.

Na manhã de quinta-feira, será a vez do pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Ingo Isernhagen apresentar as estratégias para restauração florestal visando à adequação ambiental das propriedades. Para finalizar este quinto módulo, durante a tarde, alguns dos técnicos participantes do curso apresentarão estudos de caso sobre as URTs que conduzem como parte do processo de capacitação continuada.

Transferência de Tecnologia

A Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva do Leite é um dos processos de transferência de tecnologia coordenados pela Embrapa Agrossilvipastoril em Mato Grosso. Além do leite, técnicos que atuam nas cadeias da fruticultura, mandiocultura, olericultura, piscicultura e dos sistemas agroflorestais estão sendo capacitados em processos de aprendizagem continuada.

O trabalho reúne agentes da Empaer, de prefeituras, de cooperativas e do Senar e busca fomentar a assistência técnica no estado, possibilitando melhores condições de assistência, sobretudo, para os pequenos produtores. 

Confira aqui a programação do curso

Fonte: Embrapa Agrossilvipastoril

◄ Leia outras notícias