Capacitação

Após 10 encontros em 2011, curso PEC GS, da Academia da Pecuária, formou sua primeira turma

Inscrições para segunda edição já estão abertas


Publicado em: 07/02/2012 às 11:45hs

Após 10 encontros em 2011, curso PEC GS, da Academia da Pecuária, formou sua primeira turma

O PEC GS – Programa de Formação de Gestores e Sucessores em Pecuária de Corte, promovido pela Academia da Pecuária e Coan de forma inédita no Brasil em 2011, registrou a formatura da primeira turma no último mês de dezembro.

Foram dez encontros, com um total de 200 horas-aula (140 horas presenciais e 60 práticas), realizados em finais de semana, a cada 30/40 dias.

A aula inaugural ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, no Hotel Íbis, em Ribeirão Preto (SP). Os outros encontros aconteceram nos dias 03 e 04 de junho; 24 e 25 de junho; 15 e 16 de julho; 12 e 13 de agosto; 07 e 08 de outubro; 04 e 05 de novembro; 25 e 26 de novembro; e o encerramento do calendário de atividades ocorreu nos dias 09 e 10 de dezembro.

Com a velocidade das transformações no agronegócio, gestores e sucessores necessitam de preparação em temas como liderança, gestão de pessoas, planejamento e visão estratégica, além de eficiência no uso das tecnologias de produção. Atualmente, sem essas competências, tornam-se restritas as possibilidades de crescimento sustentável e a garantia de permanência no negócio. Com o Programa de Formação de Gestores e Sucessores em Pecuária de Corte, isso se torna possível.

Os instrutores foram o médico veterinário Júnior Fernandes e o zootecnista Rogério Coan, além de consultores renomados, a exemplo de Lygia Pimentel e de Maurício Palma Nogueira, da Bigma Consultoria.

O conteúdo do curso contou com temas como empreendedorismo, gestão (planejamento, execução e controles), liderança e trabalho em equipe, formação e manejo de pastagem, confinamento, estratégias de suplementação, manejo reprodutivo e sanitário, manejo racional, custos de produção, análise de mercado e uso da BM&F, entre outros. Os participantes do curso ganharam três meses de relatórios da XP Agro.

O curso teve 100% das vagas preenchidas, contando com 20 participantes. Além de interessados de diversas partes do Brasil, um dos participantes veio do exterior para agregar conhecimentos.

“Foi uma experiência muito nova para mim, por isso vim do Paraguai para fazer este curso. A tecnologia existente no Brasil é mais avançada em vários aspectos, com um grande investimento em inovação. Com o nível de aprendizado que se tem aqui, poderei mostrar no meu país esses avanços, compartilhando essas experiências”, diz Jose Manuel Lezcano, da cidade de Concepción.

Para Renata Stein, de Goiânia (GO), o curso aborda situações do cotidiano da fazenda na sala de aula. “É importante para compartilhar experiências, problemas e soluções. Faz muita diferença. Sempre que tenho oportunidade, faço cursos voltados para a área de agropecuária”, conta.

Outro participante, o administrador de empresas Bruno Gervásio, de Campo Grande (MS), sempre trabalhou com Tecnologia da Informação (TI). Há pouco tempo casado, agora cuida dos negócios da família da esposa, que sempre deixou as fazendas nas mãos de terceiros. “Saí de Belo Horizonte (MG) para trabalhar no campo. Achei o grupo heterogêneo, o que ajudou na troca de informações. Os instrutores têm bastante conhecimento e sabem passar o conteúdo”, elogia.

Segunda edição

As inscrições para a segunda edição do curso PEC GS já estão abertas. A aula inaugural será ministrada em abril, no Hotel Íbis, em Ribeirão Preto (SP). Será formada uma única turma, com 20 alunos. O investimento para participar do curso é de 12 parcelas de R$ 560,00. A carga horária será de 200 horas-aula (140 horas presenciais e 60 práticas), dividida em dez encontros a serem realizados ao longo de 2012, às sextas-feiras (das 14h às 22h) e aos sábados (das 9h às 17h).

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Academia da Pecuária (www.academiadapecuaria.com.br) ou pelo fone (19) 3671-5107.

Fonte: Academia da Pecuária

◄ Leia outras notícias