Capacitação

Alta realizará curso de inseminação artificial em bovinos em diversos estados brasileiros no mês de agosto

A Alta ? uma das maiores empresas de melhoramento genético no mundo ? busca atender às demandas regionais para o desenvolvimento da pecuária de corte e leite


Publicado em: 24/07/2013 às 09:30hs

Alta realizará curso de inseminação artificial em bovinos em diversos estados brasileiros no mês de agosto

Com esse objetivo, realizará curso de inseminação artificial em diversas cidades do Brasil. Mais informações pelo site www.altagenetics.com.br.



O curso oferece um conteúdo completo que capacitará o participante a realizar a inseminação artificial de maneira profissional garantindo melhores resultados na qualidade do produto nascido e agregando genética e maior lucro ao produtor, seja de corte ou de leite. A programação inclui: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; passo a passo da inseminação artificial; observação de cio em gado de leite e corte; manejo do botijão de sêmen; montagem do aplicador; descongelamento do sêmen, passagem do aplicador pela cérvix; visualização em DVD do processo de coleta e industrialização de sêmen; dentre outros.

As aulas, que possuem carga horária entre 32 e 38h, são ministradas por instrutores com um alto nível de conhecimento técnico. Todos os participantes que estiverem aptos receberão certificado.

Segundo a ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) são inúmeras as vantagens da inseminação artificial. Por exemplo, com o regime de monta natural controlada é possível alcançar um total de 120 a 400 filhos por animal, considerando quatro anos de vida reprodutiva de um touro. Ao utilizar a inseminação artificial, apenas um reprodutor, no mesmo tempo, poderá ter mais de 100.000 filhos, comprovando assim a melhora que este método pode oferecer ao rebanho.

Benefícios de ter realizar inseminação artificial



Por conta das claras vantagens, o mercado de inseminação artificial está aquecido. No último ano, conforme a ASBIA, foram comercializados mais de 12 milhões de doses de raças bovinas. “Hoje, a inseminação artificial não tem mais volta. O pecuarista sabe que é mais barata e os resultados obtidos são muito superiores” afirma Heverardo Carvalho, presidente da Alta.

Atualmente a Empresa possui 16 centros de treinamento e, desde 2006 quando iniciou suas atividades no Brasil, já foram formados mais de nove mil inseminadores em todo o país o que contribui de forma significativa para o avanço no uso desta técnica e, consequentemente, para o melhoramento genético no rebanho. Mais informações pelo site www.altagenetics.com.br.

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias