Publicado em: 29/02/2012 às 09:45hs
A Alta Genetics promove entre os dias 01 a 03 de março o “1º Encontro Alta de Gerentes e Capatazes”. O evento será realizado na sede da Alta Genetics, em Uberaba (MG), e contará com importantes profissionais do setor agropecuário que abordarão temas para a criação de gado de corte visando a lucratividade.
A pecuária é um dos setores do agronegócio que mais cresce no Brasil. De acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país detém o segundo maior rebanho bovino do mundo, ficando atrás apenas da Índia. Os brasileiros ocupam a mesma posição no ranking de consumidores de carne bovina - conforme números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
O consumo cresceu, porém a produtividade dos rebanhos diminuiu - mais animais foram abatidos, porém com menor peso. Um dos palestrantes do evento, o professor do departamento de zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Dr. Moacyr Corsi, apontará alternativas para elevar a produtividade de 5@/ha/ano para 50@/ha/ano, apenas melhorando a taxa de lotação e o desempenho dos animais.
“O aumento da taxa de lotação não é resultante apenas do avanço da produção de forragem. Um dos fatores determinantes para este crescimento é decorrente da eficiência do pastejo, ou seja, ter uma melhor produtividade na forragem cultivada. Hoje, o aproveitamento está em torno de 40%, quando deveria ser superior a 60%. Antes de aumentar a produção é necessário um manejo adequado da pastagem através da correção de fertilidade do solo, para que o investimento não seja desperdiçado,” ressalta Moacyr Corsi.
A adoção de correções no manejo e a utilização de animais geneticamente melhorados possibilita o incremento no desempenho do gado, que pode chegar a 550 a 600g/cabeça/dia, sendo que atualmente é de 400g/cabeça/dia. O uso destas ferramentas representa um aumento de pelo menos 37,5% no retorno financeiro do pecuarista. “A produtividade é a chave para manter a pecuária competitiva com a agricultura”, frisa Moacyr.
A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético bovino do mundo, presente em mais de 100 países e com centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil. Há 15 anos no mercado, a Alta Brasil se mantém como referência nacional e líder de mercado quando o assunto é a qualidade genética. Ainda, tem a preocupação de criar valor do seu produto, construir confiança e entregar resultados a seus clientes. Mais informações www.altagenetics.com.br
Programação
01/03 (quinta-feira)
02/03 (sexta-feira)
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias