Capacitação

Agrodefesa realiza capacitação para profissionais da Vigilância Sanitária de Goiânia

Em dois dias de imersão, mais de 30 agentes da maior vigilância de Goiás vão passar por treinamento que vai abordar, entre outros detalhes, aspectos relevantes do serviço de inspeção oficial brasileiro


Publicado em: 21/03/2024 às 12:00hs

Agrodefesa realiza capacitação para profissionais da Vigilância Sanitária de Goiânia
Foto: Maria Antonieta Toledo

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) vai ministrar, nos dias 19 e 20 de março, treinamento para mais de 30 agentes da Vigilância Sanitária de Goiânia. A imersão vai ocorrer no auditório da sede da Agência, tendo início às 8 horas e seguindo até o meio-dia, nos dois dias. Durante o evento, profissionais da Agrodefesa das áreas de Inspeção e de Educação Sanitária vão se unir a integrantes do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) para conduzirem palestras que abordam, de maneira elucidativa, aspectos fundamentais do serviço de inspeção oficial brasileiro.

Conforme explica o gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana, essa será a terceira capacitação que a Agência oferecerá para os agentes da Vigilância. “Como nosso trabalho é complementar, sempre que eles nos solicitam, organizamos um treinamento para que possamos aprimorar as frentes de fiscalização das condições sanitárias com que os produtos estão chegando às mãos dos consumidores”, esclarece.

O primeiro dia da capacitação (19/03) vai contar com a apresentação do trabalho das Gerências de Inspeção e de Educação Sanitária da Agrodefesa. Em seguida, o gerente Paulo Viana conduz uma palestra sobre aspectos relevantes do serviço de inspeção oficial brasileiro. Para encerrar, a integrante do Mapa, Ana Cláudia Marques Cintra, vai abordar postura fiscal frente aos desafios atuais.

O segundo dia (20/03) será aberto pela palestra da integrante do Mapa, Maria Cristina de Medeiros Vieira, que vai falar sobre a fiscalização de pescados no comércio. “Tal tema se faz importante porque estamos em plena quaresma, quando o consumo de pescados aumenta consideravelmente”, argumenta Paulo, que fará uma palestra em seguida sobre análise de risco no serviço de inspeção em Goiás. Para encerrar o evento, a fiscal da Agrodefesa, Eva Lúcia, transmitirá as considerações finais.

Os trabalhos da Agrodefesa e da Vigilância Sanitária são complementares, em relação à busca pela qualidade dos produtos de origem animal que chegam às mãos dos consumidores. Isso porque, enquanto a primeira zela pelas boas práticas aplicadas no processamento e industrialização dos produtos; a segunda é responsável pela boa conservação e manipulação de tais produtos ao ser ofertado ao consumidor geral.

Segundo Paulo Viana, a jornada de um produto, desde a sua fabricação até chegar à mesa do consumidor, é acompanhada e vistoriada pelo poder público. “Enquanto a Agrodefesa é responsável por essa inspeção no ato da sua produção, a Vigilância preza pelos cuidados que devem ser mantidos nos estabelecimentos que vendem tais produtos, como restaurantes, supermercados, atacadistas, entre outros. É atribuição da Vigilância Sanitária garantir que tais estabelecimentos preservem as características que a indústria processadora recomenda, a manutenção da temperatura, o armazenamento adequado, entre outros detalhes. O alinhamento dessa atividade é de fundamental importância para a tranquilidade do consumidor final. E é isso que vamos trabalhar nos próximos dias”, argumenta. 

Fonte: Comunicação Setorial da Agrodefesa

◄ Leia outras notícias