Capacitação

Agricultores familiares e extensionistas participam de curso sobre qualidade de produção orgânica

A melhoria da qualidade dos produtos alimentícios será incentivada com a Oficina para Formação de Produtores e Extensionistas Rurais


Publicado em: 05/06/2012 às 12:30hs

Agricultores familiares e extensionistas participam de curso sobre qualidade de produção orgânica

O curso é uma iniciativa do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da SFA – Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins, com o apoio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário e parceiros. As oficinas, para multiplicadores de boas práticas agroecológicas, acontecerão nos dias 5 e 6 de junho, no Campos II da Faculdade Católica, em Palmas.

O evento tem como finalidade orientar os agricultores familiares sobre a regularização de grupos de agricultores, via sistema participativo de garantia e organização de controle social frente à legislação orgânica. Segundo a coordenadora da Produção Orgânica da SFA, Patrícia de Lourdes Cardoso Rezende, as oficinas têm uma grande importância para os agricultores familiares. “A nossa expectativa é repassar os conhecimentos para os pequenos produtores e os extensionistas rurais para que eles possam produzir alimentos mais saudáveis. Os agricultores que participarem serão futuros multiplicadores dessa boa prática agroecológica”, manifestou.

Na programação, constam atividades voltadas para dois temas: “Organização de Controle Social” e “Sistema de Produção de Garantia da Qualidade”. Entre as atividades a serem aplicadas estão os trabalhos de grupo; diagnóstico participativo mostrando as dificuldades, problemas e formas de superação. Outro assunto que será abordado é o controle social e o controle da produção e comercialização. E por último, uma abordagem sobre o Estatuto, Regimento Interno, Manual de Procedimentos Normas da Produção Orgânica.

Participantes

As oficinas contarão com a presença de representantes do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Sebrae – Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, agricultores familiares e técnicos agrícolas que prestam serviço de assistência rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias