Capacitação

Ações do PNDS no Espirito Santo investem na qualificação do produtor de suínos

Neste ano, entidade fortifica atividades no elo mais importante da cadeia


Publicado em: 29/03/2012 às 10:00hs

Ações do PNDS no Espirito Santo investem na qualificação do produtor de suínos

O estado que em 2011 apresentou os maiores resultados de aumento de consumo da carne suína em supermercados, tem neste ano seus olhos voltados para o produtor de suínos e a gestão da granja. Nas ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES), em parceria com o Sebrae/ES, a produção será o ponto forte em 2012. Seguindo o objetivo de informar e qualificar os profissionais, as atividades no estado contam com o treinamento realizado em parceria com o Senar/ES, conhecido como “Qualificação Profissional em Suinocultura”, que tem como meta buscar a formação e reciclagem dos colaboradores e funcionários de granjas.

Dentre as ações também está a possibilidade de implantação do Programa de Inovação e Tecnologia em Suinocultura (SUINTEC), realizado com sucesso nos estados da Bahia e Ceará e que agora proporcionará aos produtores capixabas uma consultoria individualizada nas granjas, observando as rotinas e avaliando os procedimentos, para assim identificar as metas de desempenho e posteriormente avaliar os resultados de cada propriedade. “O foco das nossas ações em 2012 está concentrado na qualificação do produtor, porque entendemos que o suinocultor é o primeiro responsável em produzir qualidade e precisamos torná-lo apto para isto” explica o Nélio Hand, secretário executivo da ASES.

A missão técnica para os produtores do estado é também mais uma novidade que a ASES apresenta ao produtor de suínos. A ação levará os profissionais junto com os dirigentes da ASES para a região de Ponte Nova/MG, conhecida pela grande concentração de animais e também pelo alto grau de produtividade e de tecnologia instalados. O analista técnico da Unidade de Agronegócio do Sebrae/ES, Thiago Costa, reforçou que a atuação do PNDS no estado esse ano é “da porteira para dentro”. “Precisamos capacitar nosso produtor, dar a ele oportunidade de produzir um animal cada vez mais tecnificado, por isso, nesse ano ofereceremos consultorias também por meio do Sebraetec”, afirma. Conhecido com um suporte tecnológico oferecido pelo Sebrae, o programa conta com serviços prestados por empresas especializadas em tecnologia e inovação, para buscar soluções de otimização dos resultados da gestão, além de aperfeiçoar processos ou produtos de pequenos negócios, tornando-o mais competitivo e melhor preparado para o mercado.

Projeto prevê também para o Espírito Santo a implantação de Boas Práticas de Fabricação em frigoríficos e agroindústrias da região. A consultoria tem como objetivo solucionar questões relacionadas às necessidades de melhorias no processo produtivo, treinamento dos funcionários na manipulação de alimentos e higienização na indústria, assim como, adequar os seus produtos as exigências do mercado/legislação e melhorar a qualidade de seus produto e serviços.

Já na área de comercialização, a entidade reforçará as atividades para consolidar o comercio da carne suína e investir ainda na diversidade de ações, trazendo conceitos diferenciados para introdução do produto na merenda escolar e também nas refeições coletivas de grandes empresas e órgãos públicos. Também planejam dar continuidade a campanha de marketing “Um novo olhar sobre a carne suína”, considerada importante ferramenta de popularização dos cortes suínos e ampliar sua presença para novos estabelecimento. Segundo os coordenadores, as ações estão distribuídas para acontecer em todo o estado, com ênfase nas regiões sul do Espírito Santo.

Além da campanha, o plano de ações da entidade inclui ainda participações em feiras e eventos regionais, como a Semana do Comércio Empreendedor, a Expovinhos e também na ACAPES (Feira da Associação Capixaba de Supermercados). Neste ano, a ASES junto ao Sebrae/ES planejam estar presentes também no Giro Gastronômico que acontece na Feira do Mármore – o estado é o principal produtor e o maior exportador de rochas ornamentais do país –, e também na Gastronomiefest, evento que valoriza a culinária típica alemã. O PNDS participará ainda do 1º Festival do Leitão no Rolete de Cachoeiro do Itapemirim, como o objetivo de informar a população da região sobre os novos formatos e possibilidades de consumo que a carne suína oferece. Para melhor expor estes formatos será ministrada uma aula show gastronômica demonstrando os cortes especiais, como picanha, filé mignon e carne moída. O encontro, contará com palestras técnicas sobre temas relevantes para a produção de suínos.

Entusiasmado com os resultados alcançados em 2011, o presidente da ASES, José Puppin, acredita no sucesso do projeto também neste ano e pretende dar seguimento às ações iniciadas e intensificar as atividades do projeto no Espírito Santo.  “A expectativa da ASES é que possamos efetivar ações que tragam sempre resultados representativos para o setor. Creio que o produtor precisa ainda sentir os reflexos do projeto com maior intensidade em seu negócio, por isso, neste ano investimos em ações voltadas a esse elo da cadeia” diz José Puppin Presidente do Conselho Deliberativo da ASES.

A coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, explica que as ações do estado neste ano estão mais concentradas no atendimento ao produtor e também a indústria, sem deixar de lado o varejo. “A ASES tem essa capacidade impressionante de trabalho sistêmico e de resultado ao lado do SEBRAE/ES. São grandes as expectativas para as ações de 2012 no Espírito Santo”, reforça a coordenadora.

Para concluir o processo de desmistificação da carne suína, a ASES junto aos parceiros também realizará palestras para nutricionistas de faculdades e universidades da Grande Vitória, com intuito de preparar e informar esses profissionais sobre a importância da carne suína para a saúde humana.

Fonte: Comunicação ABCS

◄ Leia outras notícias