Capacitação

A educação como agente transformador no agronegócio

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rui Prado, irá ministrar a palestra "A educação transformada em resultados no agronegócio", dia 25 de maio (sexta-feira), durante o segundo dia de atividades do "Encontro de Agronegócio do Vale do Araguaia"


Publicado em: 24/05/2012 às 19:30hs

A educação como agente transformador no agronegócio

O evento, que começa na noite de hoje (24/05), será promovido em Água Boa (distante a 730 km de Cuiabá) pelo Sindicato Rural do município. “A educação pode transformar a vida de uma pessoa, a empresa ou propriedade rural em que trabalha e o meio que ela vive", avalia Prado.

A palestra do presidente do Senar abordará a modificação pela qual o Brasil passou da década de 70 até os dias atuais. O país deixou de ser um país importador de alimentos para ser exportador de produtos agropecuários. "Dados do Instituto Mato-grossense da Agropecuário, Imea, apontam a colaboração de Mato Grosso nessa evolução. Nos últimos 23 anos aumentamos a produção em 774%", argumenta. "Somos os maiores produtores do país de bovinos, algodão, soja, milho segunda safra, e girassol", cita.

As projeções realizadas pelo Imea para os próximos dez anos são de expansão da produção. De acordo com dados do Instituto, em uma década a produção de bovinos em Mato Grosso deve crescer 80%, de aves 116% e de suínos 180%. Até mesmo a produção de soja, cultivo consolidado no Estado, tem previsão incremento de no mínimo 35% nesse período.

Segundo o presidente do Senar-MT, para as projeções se confirmarem é preciso investir na qualificação da mão de obra e capacitar as pessoas. "Uma pesquisa mostrou que o agronegócio só evolui em lugares com alto índice de educação", aponta. "Por isso o Senar-MT tem uma meta arrojada, capacitar até 2020 um milhão de pessoas", completa.

O foco principal do "Encontro de Agronegócio do Vale do Araguaia" é discutir as oportunidades da região para o setor agrícola. O evento será no Centro Cultural de Água Boa. Além da palestra do presidente do Senar-MT, serão abordados temas como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), logística, infraestrutura, agricultura de baixo carbono e cooperativismo.

O público alvo do evento são estudantes, produtores rurais, técnicos agrícolas e a sociedade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (66) 3468-1600 ou (66) 9206-9513 e também pelo e-mail sindaguaboa@famato.org.br. Ao final do encontro, serão sorteadas duas viagens para Palermo, na Argentina, e um notebook. Veja aqui a programação aqui.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras onde não há sindicato. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).

Fonte: Assessoria Senar-MT

◄ Leia outras notícias