Análise de Mercado

Trigo: negócios melhoram, mas preço não reage

As negociações no mercado interno de trigo voltaram a se aquecer nos últimos dias, à medida que compradores necessitam adquirir o produto para recebimento dos prêmios governamentais. Mesmo assim, os preços não têm reagido, de acordo com dados do Cepea


Publicado em: 15/02/2012 às 19:40hs

Trigo: negócios melhoram, mas preço não reage

Em nível mundial, dados do USDA apontam oferta acima da demanda, contribuindo para elevação dos estoques de passagem. Para a Argentina, há expectativas de crescimento das exportações, mesmo que a produção diminua.

Nos últimos dias, agentes sinalizaram que os leilões de PEP (Prêmio para o escoamento de trigo em grão) e de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou à sua cooperativa) não estão mais agradando tanto compradores, que diminuíram um pouco o interesse na última edição. Ao mesmo tempo, com a boa presença de agentes nos leilões anteriores, agora há necessidade de compra do grão no físico e escoamento para regiões deficitárias ou para exportação. Somente neste ano, já foram negociados em leilões prêmios para 875,71 mil toneladas de trigo, representando 15% da produção colhida em 2011.