Publicado em: 02/07/2012 às 13:20hs
Para o produtor, o quilo do frango vivo é vendido por um valor menor do que no mesmo período de 2011Porto Alegre, RS, 02 de Julho de 2012 - A queda de 22% do preço do milho no mercado internacional, que poderia representar um alívio a suinocultores e avicultores, não chegou a entusiasmar.
Isso porque o farelo de soja, outro componente da ração, está 70% mais caro que no mesmo período do ano passado – em razão da valorização na Bolsa de Chicago, nos EUA.
O quadro preocupa criadores de aves e suínos, pressionados pelo alto custo de produção. Sem mudanças, o consumidor poderá ver subir o preço de frango, ovos e óleo de soja.
Para o produtor, o quilo do frango vivo é vendido por um valor menor do que no mesmo período de 2011 – menos de R$ 2. O diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo Santos, afirma que é preciso desonerar a importação de soja e reduzir os impostos para a compra do produto de outros Estados.
"A ração está entre 30% e 40% mais cara para o produtor. Não são só os setores de automóveis e eletrodomésticos que precisam de incentivos. Os produtores de alimentos também", ressalta Santos.
Fonte: Zero Hora
◄ Leia outras notícias