Publicado em: 10/05/2012 às 08:00hs
Parceiro da Feira de Agronegócios de Brasília (AGROBRASILIA), o Sebrae no DF participará da AGROBRASILIA 2012, que será realizada de 15 a 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF). Durante a ação, a instituição oferecerá orientação aos agricultores do DF e Entorno, por meio de palestras, cursos de capacitação e encontros de negócios, que visam incentivar o desenvolvimento da atividade rural da região. A quinta edição da AGROBRASILIA será voltada para o uso sustentável de recursos naturais para agricultores e pecuaristas com intuito de produzir alimentos mais saudáveis com menor impacto para o planeta e de tornar a economia brasiliense ainda mais forte. É esperado um público estimado de 70 mil pessoas.
O Sebrae no DF irá dispor de um espaço de 340 m² dentro da Feira, onde será montado um auditório para palestras com capacidade para 50 pessoas, estandes para atendimento aos produtores e exposição de produtos. Os produtores poderão participar gratuitamente dos cursos e apresentações. Dentre os temas abordados estão “Design e artesanato, o caminho brasileiro”, “Acesso a crédito rural”, “Certificação orgânica de produtos da agricultura familiar”, entre outros. Também serão realizadas palestras com diferentes assuntos possibilitando ao empreendedor aprender novas ferramentas, fomentar, produzir e trocar experiência com os participantes.
Com a intenção de facilitar o acesso dos agricultores à feira, o Sebrae no DF, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), levará cerca de 2 mil produtores do DF e entorno para a AGROBRASILIA. Serão 20 caravanas segmentadas responsáveis por levar dezenas de produtores interessados em ampliar e melhorar o seu negócio.
Um dos focos de atuação do Sebrae no DF durante o evento será a agricultura familiar. Carlos Cardoso de Souza, analista da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócios (UAGRO), conta que a instituição disponibilizará um espaço de valorização de boas práticas nesse tipo de negócio. “Vamos incentivar a busca por informações qualificadas para que possam aprimorar técnicas e se profissionalizar para aumentar a produtividade”, explica. Técnicos da Emater ensinarão os agricultores a aproveitar o potencial rural de suas propriedades. Em uma área de três hectares, serão oferecidos projetos prontos que ensinam o passo a passo de como conquistar uma boa rentabilidade e investimento no agronegócio.
Patrícia Ferreira, analista da UAGRO, conta que o Sebrae no DF terá uma exposição de maquetes para que os participantes do evento possam visualizar os projetos que a instituição oferece. “Nesse espaço vamos mostrar que a produção pode ser realizada de forma integrada, de modo a conservar o meio ambiente. Além disso, vamos levantar demandas dos produtores, inclusive dos que pretendem realizar consultorias com credenciados pela instituição”, explica. Os projetos divulgados incluem os ramos de horticultura, pecuária, criação de suínos de granja, flores e plantas, piscicultura, hortas orgânicas, ovinos, caprinos.
Outro destaque é a unidade demonstrativa do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), uma parceria da Fundação Banco do Brasil (FBB) com o Sebrae e Emater-DF. Com sua implantação, os produtores rurais conseguem melhorar a renda e a qualidade de vida. “Ao demonstrarmos in loco como o processo funciona, o produtor consegue visualizar a tecnologia e reaplicar mais facilmente em sua propriedade”, conclui Carlos Cardoso.
A AGROBRASILIA também será palco da 1ª Fomenta Setorial Agronegócios e do 1º Encontro de Negócios da Agricultura Familiar. A Fomenta é uma iniciativa do Sebrae no DF em parceria com o Governo Federal e a Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF para promover e ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. O encontro, no dia 19 de maio, será uma oportunidade para divulgar e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos e exigências dos grandes compradores públicos e os processos de aquisição de bens e serviços.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-DF
◄ Leia outras notícias