Análise de Mercado

RS Innovation Agro 2023 supera em público e negócios

A 2ª edição do ecossistema de inovação da 46ª Expointer, conseguiu oportunizar a geração de novos negócios, a troca de parcerias e know-how entre empresas expositoras, hubs e startups. Os mais de 70 mil visitantes que passaram pelo Espaço, nos nove dias da feira, puderam conferir as novidades das 70 startups participantes da edição desse ano


Publicado em: 06/09/2023 às 16:20hs

RS Innovation Agro 2023 supera em público e negócios

Este ano, as agtechs trouxeram produtos, serviços e pesquisas que solucionam gaps no manejo, produção, criação de raças, gestão personalizada e até nutrição sustentável a partir de insetos. Foram nove Hubs que participaram como observadoras nos pitches escolheram novos negócios e projetos para investir, acelerar e alavancar. Além disso, as oito empresas expositoras informaram que conseguiram efetivar boas parcerias e vendas durante a feira.

Segundo o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Raça (FEBRAC), João Francisco Bade Wolf, a inovação que o agronegócio brasileiro vem promovendo nos últimos 10 anos é um exemplo para o mundo. “Somos referência em manejo sustentável, em criação de soluções de gestão e de máquinas e implementos. Temos um dos maiores parques de pesquisa biológica no melhoramento orgânico de grãos, mudas e de combate a pragas. E, por incrível que pareça, nem o próprio brasileiro sabe disso. Imagina a comunidade internacional”, afirma João. Para ele, é por esta razão que o RS INNOVATION AGRO na Expointer tem feito sucesso desde sua 1ª edição. “Precisamos comunicar de forma eficaz e abrangente os talentos dos pesquisadores e empreendedores, inovações e soluções sustentáveis que o Brasil possui”, ressalta. 

Os valores dos investimentos realizados e dos produtos e serviços negociados na edição deste ano, serão contabilizados ao longo dos próximos meses. A expectativa é de superar os 3,5 milhões alcançados durante os 10 meses pós-Expointer de 2022. “Fomos surpreendidos com os números de negócios finalizados e de produtos e serviços vendidos dentro do espaço este ano, mas os valores devem ser contabilizados durantes nos próximos meses”, revela o vice-presidente da Febrac, Eduardo Borges de Assis. Para o dirigente, o mais importante foram as conexões que o espaço oportunizou. “Conseguimos ‘plugar’ ideias e empresas, investidores a empreendedores”, explica Eduardo.

Além dos negócios, palestras, pitches e apresentação de projetos que levaram muito conhecimento e novas visões, foram as parcerias que tornaram o RS INNOVATION AGRO uma realidade. “A construção dessa relevância deve a ação direta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT), o apoio da Secretaria de turismo do RS e o endosso do Banrisul e do SebraX, BRDE e BADESUL, que foram os patrocinadores”, explica o presidente da Febrac. Para 2024, os realizadores do RS INNOVATION AGRO ainda mantêm mistério sobre as novidades, atrações e o número de empresas expositoras e startups já confirmadas.

Fonte: AGROPRESS COMUNICAÇÃO E MARKETING

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