Publicado em: 30/07/2013 às 13:40hs
Os preços do litro de leite no mercado interno subiram de R$ 0,8829 na média do primeiro semestre de 2012 para R$ 1,0178 no mesmo período de 2013, segundo estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).
O aumento melhorou a relação de troca do leite por importantes insumos para a pecuária leiteria, entre eles a ração (concentrado de 22% de proteína bruta), o glifosato e o diesel. No boletim “Ativos da Pecuária de Leite”, são analisados os diversos itens que compõem o custo da pecuária leiteira.
Para a CNA/Cepea, o complexo agroindustrial do leite no Brasil passou por mudanças estruturais nos últimos anos, submetendo os integrantes da cadeia a um processo de adaptação. Este contexto expõe a necessidade de profissionalização do produtor rural tendo em vista a sustentabilidade da atividade. Questões gerenciais, inclusive o conhecimento detalhado sobre os custos de produção, se tornam cada vez mais relevantes no planejamento e no processo decisório da propriedade, aponta o boletim.
Acesse a íntegra do Boletim Ativos da Pecuária de Leite - Edição 29/ Julho 2013.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
◄ Leia outras notícias