Publicado em: 17/01/2012 às 11:00hs
São Paulo é o segundo produtor de tomate do país, só perde para Goiás. A região de Ribeirão Branco está entre as maiores produtoras do estado, são mil hectares que produzem 40 mil toneladas do fruto.
Nesta safra, os agricultores estão colhendo tomates mais bonitos e de boa qualidade. O clima ajudou bastante, foram dias com temperaturas amenas e chuva na quantidade exata. Não houve excesso de umidade, o que prejudica os pés de tomate. A lavoura está bem saudável.
Em 2011, os produtores de Ribeirão Branco tiveram prejuízos por conta do excesso de chuva, não conseguiram fazer o controle de pragas e doenças e perderam na produtividade.
Nesta safra, além de frutos melhores, o preço também surpreende. Hoje, a caixa do tomate está sendo vendida a R$ 30. O ano passado, não passou de R$ 10.
O agricultor Adão Lara plantou 12 mil pés de tomate na propriedade. Investiu no controle de pragas e doenças e agora tem de colher todos os dias para não perder o fruto no pé. Os lucros com a comercialização já aparecem. “O ano passado foi fraco, mas este ano o preço está compensando bastante”, diz animado.
Fonte: G1 - Globo
◄ Leia outras notícias