Publicado em: 25/09/2013 às 08:40hs
O pão francês de trigo brasileiro e argentino agora tem cereal norte-americano. Bom para os Estados Unidos, que estão testando limites na exportação com as vendas à China e ao Brasil. Os exportadores norte-americanos exportaram mais trigo na semana passada do que em qualquer outro momento nos últimos 23 anos, confirmou ontem o Departamento de Agricultura do país (Usda).
Os exportadores enviaram 1,2 milhão de toneladas de trigo dos EUA na semana anterior a 12 de setembro. Foram 406,7 mil toneladas de trigo soft vermelho de inverno e trigo branco para a China, além de 186,4 mil toneladas de trigo duro vermelho de inverno para o Brasil. O volume geral compara-se ao de 1990.
As importações da China e do Brasil aumentaram neste ano. O clima desfavorável danificou as lavouras domésticas e também da Argentina, principal fornecedor brasileiro. O Brasil já comprou mais trigo dos EUA nesta temporada do que em qualquer ano desde 1980. Os moinhos continuam a realizar consultas de preços quase diárias, conforme operadores norte-americanos. As últimas compras foram para envio em outubro.
Onda
4,95 milhões de toneladas de trigo doméstico começam a chegar aos moinhos no Brasil. O país deve reduzir importações dos EUA também com a entrada da safra argentina, daqui dois meses.
Fonte: Gazeta do Povo
◄ Leia outras notícias