Análise de Mercado

Oferta interna e preço do frango: a relação direta entre os dois fatores

Para quem ainda não entendeu que o preço recebido pelo frango é decorrência principal e quase exclusiva do volume ofertado e não do aumento do custo de produção, do resultado das exportações ou de qualquer outro fator, o gráfico abaixo deve ser bastante esclarecedor


Publicado em: 20/03/2013 às 11:40hs

Oferta interna e preço do frango: a relação direta entre os dois fatores

Ele mostra, para um período de 18 meses (julho de 2011 a dezembro de 2012), a evolução da oferta interna da carne de frango e o preço alcançado pelo frango abatido resfriado no grande atacado da cidade de São Paulo.

A conclusão, embora óbvia, é neste caso indiscutível: salvo alguma raríssima exceção, sempre que aumenta a oferta interna, o preço cai; ou, vice-versa, o preço sobe concomitantemente a uma redução na oferta.

O que pode mudar é a proporção na variação entre um e outro indicador. É quando outros fatores interferem na ascensão ou decréscimo do preço. Mas a influência maior continua sendo do nível de oferta.

Naturalmente, também o nível das exportações determina maior ou menor oferta interna do produto. Mas como o volume exportado representa menos de um terço da produção total, suas variações mensais acabam tendo influência menor no volume disponibilizado internamente. Assim, o que pesa mais na remuneração obtida internamente é, novamente, a oferta líquida, não a queda ou aumento no volume exportado.

Isso posto e considerando-se que, de janeiro para cá, os preços do frango só têm feito recuar, pode-se considerar que está ocorrendo aumento de oferta? Não necessariamente, visto que há três fatores a considerar: primeiro, a perda de capacidade aquisitiva do consumidor em todo primeiro trimestre do ano; segundo, a sazonalidade das carnes (período de safra), com redução de preço até, aproximadamente, meados do exercício; e, terceiro, o momento religioso do ano (ápice do período de Quaresma).

Em outras palavras, independente de qualquer aumento na oferta, esses três fatores, em conjunto ou isoladamente, enfraquecem o mercado de carnes e deprimem seus preços – fato, aliás, observado neste instante não só com o frango, mas também com bovinos e suínos e que está sendo ainda influenciado por outros dois fatores: de um lado, o período do mês (segunda quinzena); de outro, a pressão dos varejistas em busca da baixa sinalizada a partir de desoneração tributária recentemente concedida pelo governo.

De toda forma é incontestável que, mesmo permanecendo nos volumes anteriores, a atual oferta interna de carne de frango é excessiva para este momento. Não fosse isso, seus preços estariam estáveis ou em alta, pouco importando quais são os fatores negativos do momento.

Fonte: Avisite

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