Análise de Mercado

Índice de preços da FAO para as carnes voltou a apresentar alta em agosto

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o índice geral de preços de alimentos do órgão se manteve estável em agosto, mantendo a média do mês anterior, de 213 pontos (2002/2004 = 100)


Publicado em: 10/09/2012 às 11:50hs

Índice de preços da FAO para as carnes voltou a apresentar alta em agosto

Ficou estável também – em 260 pontos e após alta de 17% no mês anterior – o índice de preços de cereais/grãos.

Porém, houve exceções. E uma delas foi registrada com as carnes, que após três meses consecutivos de baixa, apresentaram o primeiro sinal de reversão. No mês, conforme a FAO, o índice de preços das carnes aumentou 2,2% (ou 4 pontos), situando-se pouco acima dos 170 pontos.

Subiram os preços das três carnes – esclarece a FAO, acrescentando no entanto que a maior parte do aumento foi obtido pelas carnes suína e de frango, “dependentes de um consumo intensivo de cereais e cujos preços aumentaram, respectivamente, 4% e 6% no mês”.

A despeito do avanço, o atual preço das carnes permanece 6% aquém de seu pico – pouco mais de 181 pontos, alcançados menos de um ano atrás, em novembro de 2011. Mas a grande diferença se dá entre carnes e cereais. Assim, lembrando que os preços de ambos foram igualados em 100 em 2002/04, verifica-se que o preço das carnes permanece 35% aquém de suas principais matérias-primas.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias